Documento sem título






     Notícias




  02/06/2021



Conedep orienta adiamento do ENE e reforça construção de Jornada de Lutas



 

Devido à pandemia da covid-19, a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) orientou as entidades para o adiamento do IV Encontro Nacional de Educação (ENE) até que haja condições sanitárias. A decisão foi motivada pela necessidade da realização em modalidade presencial, considerando o formato e a metodologia do encontro.

 

Na conjuntura atual de intensos e graves ataques à Educação, a Coordenação reforça a construção de uma Jornada de Luta em Defesa da Educação Pública e Gratuita com plenárias estaduais. Outra orientação do Conedep é articular apoio às lutas da educação que estão em curso como a luta contra o Projeto de Lei (PL) 5.595 e a Portaria 983/2020; e a revogação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016.

 

“Enquanto o povo brasileiro estava concentrado na sobrevivência diante de uma pandemia, o governo manteve os ataques. O orçamento para a educação pública tem sofrido sucessivos cortes que impactam no custeio, na assistência estudantil, na produção das pesquisas, no projeto de ciência e tecnologia público e nas condições de trabalho dos docentes”, afirma a Conedep.

 

As edições anteriores do ENE ocorreram nos anos 2014, 2016 e 2019, com o objetivo de retomar a unidade de ação em defesa da educação pública e a disposição de assumir o protagonismo na construção de um projeto de educação pública, gratuita e de qualidade.

 

A Conedep é atualmente formada por Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior (ANDES-SN), Central Sindical e Popular CSP-Conlutas, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Oposição de Esquerda da União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento por uma Universidade Popular (MUP), Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), e Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) .

 

As “Orientações sobre a construção do IV ENE” foram encaminhadas pelo ANDES-SN nesta quarta-feira (02). Leia o documento completo aqui.

 

Fonte: com informações da Conedep



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: