Documento sem título






     Notícias




  13/05/2021



Docentes da Ufam decidem por dia de mobilização contra o PL 5.595/2020



As (Os) Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) decidiram por unanimidade, em Assembleia Geral Virtual da ADUA realizada na quarta-feira (12), por um dia de mobilização, no próximo dia 19, contra o Projeto de Lei (PL) 5.595/2020. O projeto prevê a suspensão das aulas remotas e obriga o retorno no modo presencial, mesmo durante a crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19.

 

Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto foi retirado temporariamente de pauta no Senado, no último dia 07. As senadoras (es) decidiram pela discussão do PL em audiências, com data ainda a ser definida, e que deve contar com a participação dos ministérios da Educação e da Saúde, Fiocruz, Butantan, representantes de docentes e estudantes e outras entidades. O PL tem como autoras as deputadas federais Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP) e contou com a relatoria da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

 

Durante a AG Virtual da ADUA, a categoria encaminhou: 1) a utilização das aulas para tratar sobre o tema com as (os) estudantes; 2) a sensibilização da comunidade acadêmica; e 3) produção de materiais para agitação nas redes sociais como cards, áudios e vídeos com o objetivo de mobilização e conscientização da sociedade em geral.

 

Em Carta Aberta sobre o PL, o Sindicato Nacional convocou a categoria e a sociedade a defender a vida. “O ANDES-SN não está e não ficará omisso frente ao genocídio para o qual a aprovação do PL nº 5.595/2020 deverá contribuir. Ao invés disso, exigirá mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), para a ciência e tecnologia pública, para a urgente recomposição dos orçamentos das instituições superiores de ensino, pois sem essas medidas não haverá saída para barrar a proliferação do vírus e o aprofundamento dessa tragédia humana, que não foi e poderia ter sido evitada, mas que certamente pode ser amenizada". Leia a Carta na íntegra aqui.

 

Reunião dos Setores

 

Na AG, as (os) docentes definiram ainda os representantes da ADUA para participar da reunião ordinária conjunta dos setores das Instituições Estaduais e Municipais (IEES/Imes) e Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, a ser realizada nesta sexta-feira (14). A docente Ana Lúcia Gomes irá participar como delegada e os professores Lucas Milhomens e Welton Oda, como observadores. A reunião dos setores irá ocorrer das 9h às 18h (horário de Brasília) e terá a seguinte pauta: 1. informes; 2. plano de luta dos setores; 3. encaminhamentos e 4. outros assuntos.

.

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: