Documento sem título






     Notícias




  22/04/2021



Aprovação de título de cidadão amazonense ao presidente Jair Bolsonaro gera protestos



 

Movimentos sindicais e entidades da sociedade civil se manifestam contra o projeto de lei que concede título de cidadão do Amazonas ao presidente da República Jair Bolsonaro, aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na terça-feira (20).

 

Um ato presencial deve ocorrer na sede da Aleam nesta sexta-feira (23), às 8h30, em repúdio a vinda de Bolsonaro para receber o título em Manaus. Também está marcada agitação nas redes sociais para às 12h, com compartilhamento da hashtag #cidadaodoamnao e divulgação de protestos virtuais contra a concessão do título.

 

Na manhã desta quinta-feira (22), às 9h, um grupo se manifestou com a devolução de títulos de honra ao mérito e medalhas de mérito legislativo recebidos como homenagem no parlamento estadual. Pelo menos sete pessoas protocolaram as devoluções de honrarias na sede da Aleam, sendo: Gleice Antonia de Oliveira, Lusarina Valera da Silva, Neila Gomes do Santos, Francimar Santos Júnior, Menabarreto França, Ian Evanovick e Antonia Barroso.

 

Repúdio

 

Foram divulgadas diversas notas de repúdios contra a ação da Aleam, escritas por Sindicatos, Fóruns, Frentes de movimentos, Associações, Conselhos, Partidos Políticos, entre outros movimentos sociais e populares.

 

A Diretoria da ADUA reivindicou que em nome da dignidade do povo a Aleam cancele a homenagem. “Os senhores deputados e as senhoras deputadas de costas para o sofrimento da população amazonense se julgam no direito de homenagear um algoz do povo, quando deveriam trabalhar para minimizar o sofrimento das famílias que perderam seus entes neste genocídio, quando deveriam buscar alternativas econômicas como auxílio emergencial para as famílias desempregadas que passam sérias necessidades, quando deveriam buscar formas de acelerar a vacinação da população”, escreveu em nota  

 

Nas redes sociais circulou ainda uma nota de repúdio com assinatura de 62 entidades representando os Movimentos Sociais do Amazonas, na qual também se manifestam contrários à proposta de conceder cidadania amazonense ao presidente.

 

O ato da Aleam é visto com estranheza pelo óbvio, pois o Brasil vive um crítico momento de crise agravada pela pandemia do novo coronavírus.

 

Atualmente são contabilizadas mais 380 mil mortes por Covid-19 no país, sendo mais de 12 mil mortes causadas pela doença no Amazonas. Somado a isso existe a lentidão na vacinação, devido o atraso na compra de imunizantes e o recente episódio de colapso no sistema de saúde, que levou a faltar oxigênio no Estado, no início do ano.

 

Fonte: com informações A Crítica e Amazonas Atual

Foto: Cila Reis

 

Leia mais: Nota de repúdio da ADUA - Em luto, lutamos pelo amazonas



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: