Documento sem título






     Notícias




  31/03/2021



Nota de Repúdio da ADUA: Ditadura e mordaça nunca mais!



Não à falsificação da história. Não ao apagamento da memória. Em defesa do Estado Democrático de Direito e dos Direitos assegurados na Constituição Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988.   

Ditadura e mordaça nunca mais!

 

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN), manifesta o seu mais veemente repúdio à iniciativa de se comemorar, sob farsa de evento cívico, o golpe empresarial-militar de primeiro de abril de 1964.

 

Como comemorar um regime que afrontou e interrompeu a já incipiente construção de uma República que até hoje, 2021, ainda não garantiu ao povo brasileiro a efetivação dos direitos sociais formalmente inscritos na Constituição de 1988?

 

Morte, tortura, violação dos direitos humanos, banimento, exílio, censura e repressão não podem ser objetos de comemoração. O que se deve comemorar e fortalecer é a volta do país aos caminhos da democracia. Não podemos retroceder de direitos duramente conquistados.

 

Em defesa do direito à memória e à verdade dos mortos insepultos e em respeito à dor de seus familiares, que nada têm a comemorar do regime de exceção implantado em 1964; em respeito às mais de 300 mil vidas tragadas pela pandemia de Covid-19, sobretudo das classes subalternizadas, dos povos indígenas e da população negra; em defesa dos serviços e servidores públicos, notadamente da saúde e da educação; em defesa da Universidade Pública, da vacinação já para todos e da ajuda emergencial aos vulnerabilizados pelo desemprego, digamos sim à vida. Ditadura e mordaça nunca mais!   

         

Diretoria da ADUA – Seção Sindical (biênio 2020-2022)

Manaus (AM), 31 de março de 2021



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: