Documento sem título






     Notícias






Consuni homologa resultado da consulta à reitoria



O Conselho Universitário (Consuni), instância máxima deliberativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), homologou por unanimidade, nesta segunda-feira (15), o resultado da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da Instituição, gestão 2013-2017. Uma lista tríplice com os nomes dos três candidatos participantes do processo segue ainda hoje para o Ministério da Educação (MEC).

Reeleita com 60,7% dos votos válidos, Márcia Perales (com o vice-reitor Hedinaldo Lima) encabeça a lista tríplice, seguida por Sylvio Puga (e o candidato a vice-reitor Waltair Machado), que recebeu 39,3% dos votos. Os professores Henrique Pereira e José Luiz de Souza Pio, derrotados no primeiro turno, fecham a listagem.
 
Durante a reunião, Puga chegou a solicitar a retirada de seu nome da lista tríplice por entender que o resultado alcançado pela comunidade acadêmica é incontestável. Após manifestações contrárias, o diretor licenciado da Faculdade de Estudos Sociais aceitou manter sua participação documentada.

Outro ponto de destaque da reunião foi a manifestação do presidente da Adua, José Belizario que, ao parabenizar a chapa eleita e agradecer o empenho da Comissão Central de Consulta (CCC), registrou o descontentamento da entidade em relação ao episódio lamentável ocorrido durante a apuração dos votos do primeiro turno da consulta.

Na ocasião, três estudantes, com um pequeno grupo de apoiadores, chegaram a ameaçar, de forma pessoal, a professora e presidente da CCC, Ana Cristina Belarmino, além de tentar invadir e depredar a sede da Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), onde ocorreu o processo de contagem dos votos.

“A consulta foi fruto de um esforço da Adua e do Sintesam neste espaço. A ideia foi apresentada por nós e aceita pelo Sintesam. Portanto, a partir daquele momento os dois segmentos, mesmo não tendo uma representação discente para responder, defenderam a importância da participação dos alunos no processo”, ressaltou Belizario.

O presidente da Adua convocou ainda os movimentos sociais a pressionarem o Governo Federal para mudar as regras de escolha à reitoria, uma vez que a eleição ocorre de fato no Consuni, que tem a prerrogativa de homologar ou não o resultado da consulta.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos