Documento sem título






     Notícias






ANDES-SN realiza 32º Congresso no Rio de Janeiro



Professores de todo o país se reúnem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 4 e 9 de março, durante a realização do 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (ANDES-SN). O evento deve reunir mais de 500 participantes, entre delegados, observadores e convidados.

Nesta edição, a Adua será representada por sete professores, sendo quatro das unidades acadêmicas da Ufam da capital e três do interior. Compõem a delegação os docentes Rafael Bellan (2º vice-presidente da Adua) e Elizandra Garcia, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), de Parintins, Adailton da Silva, do Instituto de Natureza e Cultura (INC), de Benjamin Constant, Elciclei Faria e Jacob Paiva, da Faculdade de Educação (Faced), Ana Cristina Martins, da Faculdade de Psicologia (Fapsi) e José Belizario (presidente da Adua), do Instituto de Ciências Humanas e Letras.

“Este deve ser um congresso histórico, pois é a primeira oportunidade que teremos para nos reunir após a greve de 2012. Será o momento para avaliarmos como dar continuidade à grande mobilização construída no ano passado e definirmos quais serão nossas estratégias de enfrentamento em 2013 na defesa da Educação Pública de qualidade e dos direitos dos trabalhadores”, avalia a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira.
 
O Congresso

Instância deliberativa máxima da categoria, o Congresso do ANDES-SN é o espaço em que os docentes deliberam o plano de luta e definem as estratégias de ação para o ano. Na pauta das plenárias deliberativas estão temas como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Fundo de Previdência do Servidor Público (Funpresp), a continuidade da mobilização em defesa da estruturação da carreira docente nas federais, autonomia e condições de trabalho nas estaduais, questões relacionadas às políticas agrárias, de gênero, ambientais, de mobilidade urbana, acessibilidade, entre outros.
 
Atividades paralelas

Durante os seis dias de Congresso, os delegados e observadores participarão também de duas atividades paralelas ao evento. Na terça-feira (5), os professores integram a marcha em defesa da Educação Pública junto com diversos sindicatos e movimentos sociais. Os manifestantes se concentrarão às 16h na Candelária, e caminharão até a Cinelândia.

Já na quinta-feira (7), será realizado um grande ato, a partir das 7h30, contra a Ebserh e em defesa da saúde pública e da autonomia universitária, em frente ao Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, no campus do Fundão.

Participantes pela ADUA

1. Ana Cristina Martins (Fapsi)
2. Elizandra Garcia (ICSEZ)
3. Jacob Paiva (Faced)
4. Adailton da Silva (INC)
5. Elciclei Faria (Faced)
6. Rafael Bellan (ICSEZ)
7. José Belizario (ICHL e presidente da Adua)

Fonte:
Adua e Andes



Galeria de Fotos