Documento sem título






     Notícias






Eleições da Adua transcorrem tranquilamente durante a manhã



O processo eleitoral para nova diretoria da Associação dos Docentes da Ufam (Adua) transcorreu de forma tranquila na manhã desta quinta-feira (20). Com o retorno das atividades acadêmicas após o período de greve que durou quatro meses, os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) puderam votar para eleger na chapa que comandará a entidade no biênio 2012/2014. Iniciado às 10h, o pleito irá ocorrer até às 22h. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (21).

Na urna localizada no setor Sul do Campus Universitário, cinco pessoas haviam votado até às 10h30 desta quinta. No local, podem votar os professores filiados das Faculdades de Psicologia (Fapsi), de Ciências Agrárias (FCA), Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). “Nossa expectativa é que pouco mais de 25 professores votem aqui, que é mais do que o total da última eleição do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior)”, afirmou a professora Ana Cristina Fernandes Martins.

Quatro docentes já haviam depositado a cédula de votação na urna específica para os professores das Faculdades de Tecnologia (FT) e de Direito (FD) e Instituto de Ciências Exatas (ICE). No total, 174 professores estão aptos a votar nessa urna, somados os docentes filiados nas três unidades. De acordo com a presidente da mesa de votação, professora Amazoneida Sá Peixoto, a estimativa era que cerca de 30% desse número votem nessa sessão.

Em outro ponto do setor Norte do Campus Universitário, outra urna foi instalada para os docentes das Faculdades de Educação (Faced) e de Estudos Sociais (FES). Segundo a presidente da mesa de votação, professora Selda Vale, três docentes chegaram a votar nessa sessão. Até às 11h, sies professores haviam votado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). No total, 175 professores estavam aptos a votar na urna instalada próxima à cantina central do instituto. “Nossa expectativa é que 50% desse total vote”, disse o presidente da mesa de votação, Tomzé Vale.

Além dessas urnas, há também uma na sede da Adua e outra itinerante que está concentrando os votos das Faculdades de Odontologia, de Medicina, de Farmácia e da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM). Fora da capital, há uma urna em cada município onde a Ufam está presente: Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara e Parintins. Humaitá é o único campus do interior onde não está ocorrendo eleição.

Chapa única

Apenas uma chapa, chamada “Resistência, Participação e Conquistas”, concorre ao pleito. Segundo o atual presidente da Adua, Antônio Neto, a chapa única reúne professores com larga experiência na Ufam e também recém-chegados à universidade, além de ser resultado do atual momento político das universidades públicas federais. “Ela é fruto da dinâmica e da participação dos docentes nas atividades diárias da greve, suspensas na última segunda-feira”, disse.

Na avaliação da diretoria da Adua, a atual chapa se apresenta com um projeto de continuidade da atual gestão. “A chapa também segue comprometida com os interesses da categoria, que luta pela reestruturação da carreira docente e por melhores condições de trabalho na Ufam, motivos pelos quais se deflagrou a greve dos professores federais”, destacou Neto.

Composição da Chapa

Presidente – José Belizário Neto (ICHL)
1ª Vice-presidente – Antonieta do Lago Vieira (FT)
2° Vice-presidente – Rafael Bellan Rodrigues de Souza (ICSEZ/Parintins)
1º Secretário – Marcelo Mario Vallina (ICHL)
2ª Secretária – Ana Lúcia Gomes (ICB)
1º Tesoureiro – Raimundo Nonato Pinheiro (FES)
2º Tesoureira – Ana Cristina Belarmino de Oliveira (FCA)

Fonte: Adua

DM



Galeria de Fotos