Documento sem título






     Notícias






Técnicos saem e professores continuam em greve



Diferente dos técnicos-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que anunciaram a saída da greve nesta quarta-feira (22) após 70 dias parados, os professores mantêm o movimento. A paralisação dos docentes completa 100 dias nesta sexta-feira (24). Com o objetivo de trazer de volta o governo federal à mesa de negociações, os professores da Ufam aprovaram a apresentação de uma contraproposta ao governo federal, que reduz o valor do piso salarial e do percentual entre os níveis da carreira, antes solicitados pela categoria.

Enquanto os técnicos aprovaram a recomendação da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) para aceitar a proposta do governo e retornam ao trabalho na segunda-feira (27), os professores permanecem na luta por reestruturação da carreira e condições melhores de trabalho. Entre os pontos, a proposta do Ministério do Planejamento para os técnicos consiste no reajuste sobre as tabelas de remuneração do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) da ordem de 15,8% para se implantado em três etapas anuais de 5% a partir de 2013.

Contraproposta


Os professores irão apresentar ao governo federal uma contraproposta que mantém a reestruturação da carreira, com 13 níveis remuneratórios, mas altera o valor o piso salarial inicial para R$ 2.018,77 (para professor graduado e com carga horária de 20 horas semanais). Na proposta anterior, o piso tomava como referência o salário mínimo estimado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Conforme o cálculo de julho, esse valor é R$ 2.519,97.

Em relação ao percentual dos degraus (steps) entre níveis, a categoria baixou o interstício de 5% para 4%. A flexibilização indicada pelo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) “projeta a malha salarial entre o piso e o teto propostos pelo governo”, de acordo com o Comunicado Especial divulgado pelo o Comando Nacional da Greve (CNG) e lido, na íntegra, durante a última Assembleia Geral dos professores da Ufam de terça-feira (21). Na ocasião, os docentes aprovaram essa contraproposta sugerida pelo CNG.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos