Documento sem título






     Notícias






Professores da Ufam de Parintins rejeitam proposta do governo



Em assembleia geral realizada nesta segunda-feira (30), os professores da Ufam de Parintins rejeitaram, por unanimidade, a proposta apresentada pelo Governo à categoria no último dia 24 de julho. Os docentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia entenderam que a respectiva proposta ao invés de ampliar e promover ganhos salariais ocasionará perdas remuneratórias, além de não responder a pauta principal da categoria que é a reestruturação da carreira do magistério superior.

De acordo com o integrante do Comando Local de Greve (CLG) de Parintins, professor Lucas Milhomens, aproximadamente 30 docentes participaram da assembleia que culminou com a rejeição da segunda proposta apresentada pelo Governo. Na avaliação do docente, a pauta reivindicatória só será atendida pelo governo Dilma quando a categoria começar a adotar atitudes mais radicais.

É que durante os últimos dois anos o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), ao qual a Associação dos Docentes da Ufam (Adua) está filiada, vem investindo no diálogo e nas negociações com o governo, na tentativa de assegurar melhores condições de trabalho e salário para os professores federais.

Mas, o governo insiste em preterir os investimentos na educação pública de qualidade. Prova disso, é que destinou menos de 3% dos recursos do orçamento de 2011 para o setor, totalizando cerca de R$ 5 bilhões. Na contramão, para o pagamento de juros e amortização da dívida, o governo destinou quase a metade do orçamento do ano passado: a fatia foi de R$ 708 bilhões.

Ações Locais

Além de discutir sobre a proposta apresentada pelo Governo Federal, o CLG de Parintins deliberou sobre ações dos grevistas a serem realizadas durante a semana no município. A primeira atividade – cumprindo um calendário nacional de mobilização programado para esta terça-feira (31) – será um “panfletaço” a ser realizado na principal avenida da cidade com a presença dos professores da Ufam, Ifam e técnicos em educação das duas instituições, a partir das 16h30.

Outra atividade da semana de mobilização, batizada de “Educação em Movimento” acontece na próxima sexta-feira (3), a partir das 17h, na Praça Digital. A atividade consiste no esclarecimento da população parintinense dos motivos da Greve na Ufam e, também, apresentação dos projetos desenvolvidos pelos professores na cidade.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos