Documento sem título






     Notícias






Professores participam de 3º ato unificado dos servidores federais



Os professores em greve da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam, na manhã desta terça-feira (31), do 3º ato unificado organizado pelos servidores federais do Amazonas paralisados. A concentração da ação conjunta será às 8h no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. Os trabalhadores sairão em passeata passando pela Ponte Benjamin Constant até ao Largo Mestre Chico, na Avenida Beira Rio (Manaus Moderna). Na praça, os servidores irão discursar sobre suas pautas de reivindicações. A previsão é que a mobilização encerre por volta das 12h. O objetivo da mobilização é buscar o apoio da sociedade e chamar a atenção do governo para o cenário nacional de greve.

Além dos professores da universidade está prevista ainda o apoio dos representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas (Sitra-AM/RR), Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep/AM) Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica no Amazonas (Sinasefe-AM), dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), dos Servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas (Sinjeam) e dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Amazonas (Sintect/AM).

Também confirmaram presença representantes da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas/AM), da Associação dos Servidores da Justiça Federal do Amazonas (Assejuf/AM), do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do Movimento Social de Luta por Moradia Digna (MSLMD) e do Comando de Greve Estudantil da Ufam e da Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (Anel).

Outros atos

Esse é o terceiro ato unificado dos servidores federais em greve do Estado. A segunda ação conjunta foi realizada no último dia 18 de julho e reuniu aproximadamente de 1 mil pessoas. Com carro de som, faixas, cartazes e sombrinhas nas mãos, os participantes saíram em passeata da sede do Incra, fizeram uma parada no Inpa e seguiram para o Campus Universitário. “As sombrinhas são para simbolizar que faça chuva ou faça sol estamos na luta, para nós não tem tempo ruim”, explicou o coordenador do Comando Local de Greve (CLG) e presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto. 

A primeira mobilização dos servidores federais em Manaus ocorreu no dia 6 de julho, no Centro da cidade. Cerca de 1.200 pessoas entre estudantes, técnicos e professores em greve da Ufam, conjuntamente com outros trabalhadores do serviço público federal, percorreram se concentraram na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), passaram pela Rua Epaminondas e Avenida Eduardo Ribeiro e finalizaram a passeata na Avenida 7 de Setembro, na  Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia).

Fonte: Adua



Galeria de Fotos