Documento sem título






     Notícias






FCA debate problemas da unidade e possíveis resoluções



Os gargalos específicos da unidade e o levantamento de resoluções foram as principais ações da reunião setorial da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), realizada na manhã desta segunda-feira (11).  Alto índice de evasão dos estudantes, elevada taxa de alunos jubilados, grande número de professores substitutos e problemas no ensino de disciplinas básicas foram alguns dos temas discutidos durante o encontro. Participaram da reunião mais de 50 professores e estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharias de Pesca, Florestal e de Alimentos.

Como resultado da reunião foi acordado uma série de encaminhamentos. Entre ele estão a criação de uma coordenação geral de estágio e monografia na FCA, contratação de professor de desenho técnico, discussão da resolução sobre estágio e monografia, resolução da questão do laboratório da área de manejo florestal, lotação das disciplinas do básico no departamento da FCA para redução da dependência de outras unidades acadêmicas e alocação de aulas práticas concentradas nas quintas ou sextas-feiras na Fazenda Universitária.

Na reunião setorial, ministrada pelo professor e coordenador Neliton Marques da Silva, foram também identificados como encaminhamentos a necessidade de um esforço das coordenações de curso quanto ao horário “corrido” para todos os cursos, a criação de um sistema de avaliação do corpo docente, acompanhamento dos alunos de graduação por parte dos docentes, avaliação do cenário local quanto à receptividade dos profissionais formados nos cursos da FCA, criação de um portfólio digital para mostrar as especificidades de cada curso, tendo como público-alvo os ingressantes, e de um portfólio sobre o perfil dos professores.

“Além desses temas, os professores e estudantes propuseram uma análise sobre como a Ufam está "vendendo" sua imagem para os usuários e beneficiários dos profissionais formados pela FCA, um levantamento sobre o estado dos egressos no mercado público e privado e um estudo sobre a relação com o mercado para reestruturação do perfil dos profissionais”, explicou Neliton Silva. No final do encontro, foi acertada a necessidade de uma reunião entre os coordenadores de cada curso e o agendamento de uma nova reunião setorial da FCA para a próxima segunda-feira (18) a fim de discutir os cursos de pós-graduação da unidade.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos