Documento sem título






     Notícias






Exibição de filmes faz parte do calendário da greve



Atividade do projeto “Cinema pela Verdade”, a exibição dos filmes “Cidadão Boilesen”, “Hercules 56” e “Condor”, na próxima semana, integra o calendário oficial da greve dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os vídeos serão veiculados e debatidos no auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Ao final da exibição, temas relacionados aos filmes serão debatidos por uma mesa formada por docentes da universidade e convidados.

No evento serão debatidos os temas “A Participação do Empresariado na Ditadura Militar”, “Focos de Resistência aos Militares na Ditadura” e “Reflexos da Ditadura Militar na Vida Social”. Entre os participantes convidados do evento estão o jornalista e poeta Aldísio Filgueiras; o historiador Aloysio Nogueira de Melo; o escritor e dramaturgo Márcio Souza; o cineasta e diretor Roberto Mader e o filósofo, teólogo e integrante da Casa da Cultura do Urubuí, Egydio Schwade.

Segundo o coordenador do projeto Cine Vídeo Tarumã, parceiro do evento, Tom Zé Vale, a atividade irá ocorrer de 15 de maio a 15 de junho em todas as universidades do País paralelamente. A ação é coordenada pelo Instituto Cultura em Movimento que tenta esclarecer fatos da época da Ditadura Militar, ainda, escondidos e que tem como uma das vertentes esse trabalho com cinema. “Devido a esse perfil, a atividade foi incorporada ao calendário do movimento grevista, que será enriquecido com a realização de debates a partir de mesas compostas por professores da Ufam e convidados”, explicou Vale, que é também é professor do Curso de Comunicação Social e representante do Conselho Universitário (Consuni).

Programação

DIA 30 DE MAIO – 8h30 – Auditório Rio Negro/ICHL
Filme: CIDADÃO BOILESEN, de Chaim Litewski – 2009, 92 min.
Temas: “A Participação do Empresariado na Ditadura Militar”
Mesa de debates: José Seráfico de Assis Carvalho, administrador e professor aposentado da UFAM; Aldísio Filgueiras, jornalista e poeta e Antônio José da Costa, jornalista e professor da UFAM (mediador)*

DIA 31 DE MAIO – 14 h. – Auditório Rio Negro/ICHL
Filme: HERCULES 56, de Sílvio Da-Rin – 2006, 94 min.
Tema: “Focos de Resistência aos Militares na Ditadura”
Mesa de Debates: Aloysio Nogueira de Melo – historiador e professor aposentado da UFAM; Márcio Souza – escritor e dramaturgo e Elenise Scherer – assistente social e professora da UFAM (mediadora)
 
DIA 01 DE JUNHO – 6ª FEIRA – 8h30. – Auditório Rio Negro/ICHL
Filme: CONDOR, de Roberto Mader – 2007, 106 min.
Tema: “Reflexos da Ditadura Militar na Vida Social”
Mesa de debates: Roberto Mader – cineasta e diretor do filme em exibição; Arminda Rachel Mourão – educadora e professora da UFAM e Egydio Schwade – filósofo, teólogo e integrante da Casa da Cultura do Urubuí; e Selda Vale da Costa – antropóloga e professora aposentada da UFAM (mediadora)*

*integrantes do Núcleo de Antropologia Visual da UFAM (NAVI) e do Cine & Video Tarumã, parceiros no evento.



Galeria de Fotos