Data: 24/09/2019
Os/As docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (Icet) aprovaram, nesta terça-feira (24), a adesão para a greve de 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro.
“Deliberamos pela formação de grupo um grupo de trabalho para desenvolver as atividades para os dois dias, foram 16 votos pela greve, unânime entre os presentes”, informou o integrante do Conselho de Representantes das Unidades (Crad) e professor do ICET, Sandro de Jesus.
Nos institutos de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, e de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA), em Humaitá, a categoria também aderiu à paralisação em assembleias desencentralizadas realizada na segunda-feira (23).
No Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ), em Parintins, os professores e professoras disseram “sim” à greve de 48 horas em assembleia no último dia 19.
No INC, a categoria deliberou pela realização de uma nova assembleia no próximo dia 30 para a construção das atividades da greve de 48 horas com a participação da categoria e dos discentes. "Também decidimos realizar um jantar de confraternização pelos 40 anos da ADUA no dia 28 de outubro", informou o professor do instituto, Solano Guerreiro. Na capital, a festa de aniversário do sindicato será realizada no dia 25 de outubro.
No campus de Manaus, a Assembleia Geral irá ocorrer nesta quarta-feira (25), às 9h, no auditório da ADUA. Além da Greve Geral da Educação de 48 horas, a pauta da assembleia abrange: informes nacionais e locais; análise de conjuntura e o que houver.
A paralisação foi indicada pelo Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN em reunião realizada no último 12, na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF). A decisão teve como referência as deliberações das assembleias de base realizadas nas últimas semanas e o calendário de lutas que vem sendo construído com as demais entidades da educação.
Fonte: ADUA-SSind.