NOTA CONJUNTA DO ANDES-SN E DO SINASEFE DE REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE INTERVENTOR NO CEFET/RJ
O ANDES-SN e o Sinasefe repudiam, veementemente, a intervenção do Ministério da Educação - MEC na designação da direção-geral do Cefet-RJ. Para a escolha do(a) novo(a) Direto(a)r-Geral do Cefet-RJ, houve um processo democrático de consulta interna que contou com três candidato(a)s. O resultado dessa consulta foi equilibrado, sendo que cada candidato(a) recebeu aproximadamente um terço dos votos.
Entretanto, um dos candidato(a)s derrotado(a)s, ao questionar a legitimidade do processo, que foi referendado e mantido pelo Conselho Superior, abriu margem para a intervenção do MEC no Cefet-RJ.
Tal intervenção soma-se às outras ocorridas em algumas universidades no Brasil, desde o inicio desse ano, materializando o conjunto de ataques sobre a educação pública superior federal brasileira e violando os princípios de autonomia e democracia das Universidades, dos Institutos Federais e Cefet.
Exigimos a nomeação imediata do candidato eleito na consulta pública pela comunidade acadêmica do Cefet-RJ. Repudiamos e denunciamos o autoritarismo e a inconstitucionalidade que se expressam no decreto nº 4.877/03 que fere a autonomia das instituições de ensino.
Brasília (DF), 16 de agosto de 2019
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional
Diretoria Nacional do SINASEFE