Data: 09/08/2019
Povos indígenas do Amazonas irão participar, no próximo dia 13, da “Greve Nacional em Defesa da Educação, da Democracia e contra a Reforma da Previdência”. O ato irá ocorrer às 15h, na Praça da Saudade, no Centro de Manaus. Organizados para a IV Marcha com tema “Avançando e Acelerando os Passos da Luta pela Existência e Vida Plena”, o grupo tem programação também nos dias 14 e 15 de agosto.
A 4ª edição do evento está sendo organizada pela Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) e Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA).
A Greve Geral do dia 13 de agosto é um ato em defesa da educação e da democracia e contra a Reforma da Previdência. A PEC de Bolsonaro, que segue para aprovação no Senado, irá acabar prejudicar os mais pobres e irá acabar com o atual sistema solidário da Previdência Social. A manifestação também é um protesto contra os cortes no orçamento das universidades e o projeto ‘Future-se’, que gera a total transformação da educação em mercadoria.
Programação da IV Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas: “Avançando e Acelerando os Passos da Luta pela Existência e Vida Plena”
13 de agosto
“Greve Nacional em Defesa da Educação, da Democracia e contra a Reforma da Previdência”.
14 de agosto
8h: Ato em frente da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC
9h30: Ato em frente da Sede da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC
11h: Ato em frente da Aleam e entrega do PPA 2020-2023
14h: Discussão e construção da “Carta de Princípios do Movimento Indígena do Amazonas”. 17h: Discussão e aprovação da Proposta do Plano Plurianual Indígena Amazonas 2020-2023
15 de agosto
9h: Ato em Frente da Sede do Governo do estado do Amazonas
14h: Avaliação da IV Marcha e encaminhamentos para a próxima marcha
Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real
Fonte: ADUA