Documento sem título






     Notícias






Quatro candidatos concorrem à reitoria da Ufam



Chapas inscreveram-se no último dia


Sob protestos contra a presidência da Comissão Eleitoral, quatro candidatos se inscrevem para participar do processo sucessório a reitoria da Ufam. Eles iniciam debates em Manaus e nos campi do interior do Estado.

As quatro chapas que concorrem a direção da universidade, pelo período de quatro anos, deixaram para oficializar a inscrição no último dia do prazo determinado pelo Regimento da consulta universitária.

Logo pela manhã, a primeira chapa a se inscrever no dia 27 de fevereiro foi a da professora Márcia Perales, do Departamento de Serviço Social e que era a pró-reitora de extensão da Ufam até o período eleitoral. O candidato à vice na chapa de Perales é o professor Hedinaldo Narciso Lima da Faculdade de Ciências Agrária, onde responde pela direção da unidade. O slogan da chapa é “Ufam sempre Presente”.

À tarde, as três demais chapas compareceram no mesmo horário na Adua para efetuarem suas inscrições. Os candidatos a reitor e vice pela chapa nº 55, que tem como slogan “Renovação Agora!”, são, respectivamente os professores Gilson Vieira Monteiro (do Departamento de Comunicação Social) e Eduardo Ossamu Nagao (Instituto de Ciências Biológicas-ICB).

Já a chapa nº 33, “Ufam Viva”, corresponde aos professores Nelson Abrahim Fraiji (da Faculdade de Ciências da Saúde-FCS), que concorre à vaga de reitor, cargo que já ocupou de 1993 a 1997. A candidata à vice da chapa é a professora Arminda Rachel Botelho Mourão, responsável atualmente pela direção da Faculdade de Educação (Faced). Arminda já foi presidente da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas (Assua) e da Associação Profissional dos Professores do Estado do Amazonas.

A chapa com o slogan “A Ufam que nós queremos” é a de número 22 e tem como candidatos a reitor e vice, respectivamente, os professores Sylvio Mário Puga Ferreira e Ivan de Azevedo Tribuzy. Puga é professor do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e já foi pró-reitor de Extensão da Ufam, na primeira gestão do atual reitor Hidembergue Ordozgoith da Frota. Ivan Tribuzi é do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

A Comissão Eleitoral anunciou que, para a votação do dia 2 de abril, está assegurada, em todos os pontos de urna, voto eletrônico com as máquinas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Tanto na capital como no interior do Estado. Em caso de segundo turno, a data para a consulta deverá ocorrer dia 14 de abril. Pelo regimento, acertado entre as entidades representadas na Comissão Eleitoral e os candidatos a reitor, o voto terá valor paritário para professores, técnicos-administrativos e estudantes.



Galeria de Fotos