Data: 07/03/2019
Em apoio à Greve Internacional de Mulheres, neste 8 de Março (Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora), professores e professoras da Ufam da capital e de unidades fora da sede irão participar de atos nesta quinta e sexta-feira. O ANDES-SN aprovou, em seu 38º Congresso, neste ano, participação na construção da Greve Internacional de Mulheres. O Sindicato Nacional indicou a paralisação das e dos docentes neste dia.
Os docentes e as docentes do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA) irão participar, nesta quinta, da “Caminhada da Paz” em prol das mulheres, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A concentração irá ocorrer na Praça da Saúde (Avenida 5 de Setembro, Centro de Humaitá), a partir das 16h.
Em Parintins, os professores e professoras do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) aderem ao “Fala, mana”. A programação do evento nesta quinta conta com Puxirum de Limpeza nas Ruínas da Casa de Cultura, a partir das 15h. Na sexta (8), às 8h, irá ocorrer acolhimento, lançamento do informativo “Fala, mana” e Roda de Saúde. Às 12h, está previsto almoço coletivo; às 14h, fala sobre a Reforma da Previdência com a assistente social Cristina Mendonça e Roda “Fala, mana”. Durante todo o dia 8, haverá exposição e vendas na Feira de Quintas de plantas, artesanatos e telas de artísticos plásticos parintinenses.
Em Manaus, a categoria é chamada a participar de ato público na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), no Centro, às 14h. A mobilização terá ações unificadas para denunciar a violência social, legal, racial, política, moral e verbal vivida pelas mulheres da cidade. De 8 a 31 deste mês, ocorre de forma inédita o Circuito Feminista #8M Manaus 2019. A iniciativa busca agregar as diversas atividades promovidas por grupos de mulheres feministas em março.
Confira as manifestações do 8M em outras partes do Brasil
Norte
Belém. 8h30. Mercado de São Brás.
Centro-Oeste
Cuiabá. 15h. Praça Alencastro
Distrito Federal e Entorno. Horário e local a definir.
Goiânia. 16h. Praça dos Bandeirantes
Nordeste
Fortaleza. 15h. Praça Murilo Borges.
Recife. 15h. Praça do Derby.
Salvador. 13h. Praça da Sé.
Sudeste
Belo Horizonte. 16h. Praça Raul Soares.
Campinas. 17h30. Largo do Rosário.
Ribeirão Preto. 16h. Esplanada do Teatro Pedro II.
Rio de Janeiro. 16h. Candelária.
São Paulo. 16h. Vão Livre do MASP.
Sul
Curitiba. 12h e 18h. Praça Santos Andrade.
Florianópolis. 18h30. TICEN.
Pelotas. 17h. Mercado Central.
Porto Alegre. Horário e local a definir.
Santa Maria. 16h. Praça Saldanha Marinho.
Rio Grande. 16h na Praça Tamandaré.
Fonte: ADUA-SSind.
Leia também
Docentes aderem à Greve Internacional de Mulheres no 8 de março
Mulheres da CSP-Conlutas apresentam manifesto em convocação para o 8 de Março
#8M: Manaus participa da Greve Internacional das Mulheres