Documento sem título






     Notícias






Universidade vai às urnas eleger novo reitor



Seção Eleitoral que funcionou no ICB
Seção Eleitoral que funcionou no ICB

A comunidade universitária compareceu hoje a quinze seções eleitorais para escolher o novo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para o quadriênio 2009-2012. Nos campi do interior, foram disponibilizadas cinco seções eleitorais.

Em cada seção eleitoral, havia três urnas eletrônicas. Uma para cada segmento: discente, docentes e técnicos-administrativos.

A fiscal da “Chapa 10” Socorro Coelho afirmou que, na seção eleitoral instalada no ICE, todo o processo transcorreu tranqüilamente. “Os eleitores apresentaram qualquer documento com foto e podiam votar”, afirmou.

O professor Guilherme Pereira Lima, delegado da “Chapa 33”, afirmou que, na seção eleitoral disponibilizada na FEF, a votação também transcorreu normalmente. “Está tudo ótimo aqui. Ficou com um pouco mais de gente no horário de almoço. Mas nada demais”, disse.

A estudante Tatiana Pedroso, membro da Comissão Eleitoral, afirmou que na seção do ICB houve alguns alunos da pós-graduação que reclamaram por não poder votar. “A comissão pediu a listagem da Propesp, que nos enviou e fez a ressalva de que as unidades não mantêm a lista atualizada. Então, solicitamos de todas as unidades a listagem de alunos da pós. Nem todas as unidades nos responderam. Então, são coisas que fogem da competência da comissão eleitoral”, disse.

Outro questionamento, segundo Tatiana, foram reclamações sobre “boca de urna” feita pelas chapas concorrentes. “Só que a gente vai ao local e vê que não se trata de boca de urna. Só distribuição de material, dentro do que permite o regimento”, relatou.

Na Faced, a professora aposentada Berenice Carvalho, presidente da seção eleitoral, afirmou que só houve reclamação no início dos trabalhos. “Os estudantes fizeram uma fila cedo e demorou um pouco para começar os trabalhos. Depois, deu um problema técnico na urna destinada aos discentes, que eram justamente a maioria. Mas, logo foi resolvido pelos técnicos do TRE e tudo se resolveu”, afirmou.

Durante o dia, a seção eleitoral instalada na FES não teve grande procura de eleitores. “A maior parte dos eleitores são estudantes e aqui na FES o movimento maior é à noite. Acho que aqui vai ficar mais movimentado depois das 18h”, justificou Ricardo Garcia, técnico da Ufam e presidente da seção. Nas demais seções, a comissão eleitoral não registrou nenhum fato mais grave.

Veja fotos na Galeria.



Galeria de Fotos