Documento sem título






     Notícias






Debate entre candidatos a reitor será dia 13 de abril



Chapas compareceram hoje à coletiva de imprensa na sede da Adua


O debate entre os candidatos à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales e Nelson Fraiji, ocorrerá no dia 13 de abril (próxima segunda-feira) no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), às 9h. O debate será realizado um dia antes da votação do segundo turno (14/04). O anúncio foi feito, ontem pela manhã, na sede da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), durante entrevista coletiva da comissão e candidatos.

Na coletiva, a comissão eleitoral divulgou o resultado da votação, em primeiro turno, realizada no último dia 2 de abril (veja quadro no final do texto) e informou que, para o segundo turno, o processo será da mesma forma que no primeiro. Das 20 seções eleitorais, 15 serão instaladas em Manaus e cinco nos campi do interior (Coari, Humaitá, Parintins, Benjamin Constat e Itacoatiara).

Apenas as seções eleitorais do ICHL e a Faculdade de Estudos Socais (FES) contarão com uma urna a mais para os estudantes. “Nestes locais haverá uma urna para técnico, uma para professor e duas para estudantes. Isso porque, o número de estudantes que compareceram para votar no primeiro turno foi muito grande e as filas também”, justificou o professor doutor Nelson Noronha, representante da Adua na Comissão Eleitoral.

Em cada uma das seções serão disponibilizadas três urnas, sendo uma para cada uma das categorias de eleitores: estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Todas as urnas eletrônicas foram disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que também está dando todo o apoio técnico para que seja garantido o processo eleitoral na universidade.

A candidata Márcia Perales, na entrevista, elogiou o desempenho da comissão eleitoral e também parabenizou a participação dos dois candidatos que não foram para o segundo turno, Sylvio Puga e Gílson Monteiro. “Quem se arvora num processo desses é quem efetivamente tem preocupação com o futuro da universidade”, destacou.

O candidato Nelson Fraiji reclamou a postura de reitoria da universidade em relação ao processo eleitoral e apresentou a imprensa um CD e papéis com denúncias. A candidata a vice-reitora pela chapa do professor Nelson Fraiji, Arminda Mourão, destacou, ainda, que as chapas de oposição a chapa da professora Márcia Perales receberam mais de 60% dos votos. “Isso representa que a universidade quer mudar”, disse.



Galeria de Fotos