Data: 02/10/2018
Realizada na última quinta-feira (27), em Brasília (DF), a reunião dos Coletivos Jurídicos do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) definiu encaminhamentos para o mês de outubro. Conforme o relatório do encontro, divulgado por meio da Circular nº 319/18, um seminário será realizado no dia 16 de outubro, no Escritório Torreão Braz, em Brasília (DF), para avaliar de forma política e jurídica os dispositivos mais recentes que atacam os servidores públicos e o direito deles à organização sindical.
O seminário deverá ser dividido em dois momentos. Pela manhã devem ser abordados os ataques à organização sindical dos servidores, incluindo os aspectos políticos e jurídicos. Algumas assessorias jurídicas devem apresentar uma abordagem técnica das medidas em questão, e dirigentes sindicais ou convidados devem tratar da questão política. No turno da tarde, o seminário deve discutir os ataques aos servidores e ao serviço público.
Entidades de classe dos empregados de estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios devem ser convidados para participar.
Conforme o relatório, o objetivo da atividade é nivelar os conhecimentos dos participantes e definir estratégias de luta. Dirigentes de entidades de classe e suas assessorias jurídicas compõem o público-alvo do encontro.
Durante a reunião os presentes encaminharam também a elaboração de uma proposta de Nota Conjunta do Fonasefe e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) sobre o pacote de ações contra os servidores públicos e o seu direito à organização sindical.
A próxima reunião dos Coletivos Jurídicos do Fonasefe, com data ainda indefinida, terá como pauta: 13,23%, quintos, outros.
Com informações do Fonasefe
Fonte: ADUA
|