Data: 04/07/2018
Durante a Plenária sobre Questões Organizativas e Financeiras do 63º Conad, os delegados elegeram os novos membros da Comissão da Verdade do ANDES-SN para o próximo biênio. Os nomes foram apresentados pelas seções sindicais participantes do encontro, que ocorreu de 28 de junho a 1º de julho, em Fortaleza (CE).
Após as falas que justificaram as indicações, foram escolhidos como titulares os docentes Josefa Batista Lopes (Apruma SSind.), Alexandre Marcondys Ribeiro Portilho (Sindunifap – SSind.) e Wanderson Fábio de Melo (Aduff SSind.) e como suplentes o docente Cristiano Ruiz Engelke (Aprofurg SSind.) e Flávio Pereira (Adunioeste SSind.).
A comissão é composta, ainda, por dois representantes da Diretoria Nacional, Ana Maria Ramos Estevão, 3ª vice-presidente, e Erlando da Silva Rêses, 3º tesoureiro.
Histórico
Aprovada em março de 2013, durante o 32º Congresso do Sindicato Nacional, a Comissão da Verdade foi criada com o propósito contar a versão dos trabalhadores perseguidos nas universidades, uma vez que há várias discordâncias em relação à forma como foi constituída e como trabalhou a Comissão Nacional da Verdade, instituída pelo governo federal.
Desde que foi estabelecida, a Comissão da Verdade do ANDES-SN já realizou dois seminários nacionais e publicou o Caderno 27 do ANDES-SN “Luta Por Justiça e Resgate da Memória”.
Fonte: ANDES-SN
|