Data: 08/05/2018
Mais de 900 professores sindicalizados da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), devem comparecer às urnas, a partir desta quarta-feira (9), primeiro dia de votação, para escolher a nova diretoria da entidade, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e os membros do Conselho de Representantes da ADUA (Crad), gestão 2018-2020. O Pleito segue até quinta-feira (10) por votação direta e secreta. A chapa eleita nas eleições da ADUA irá substituir a atual diretoria, gestão que teve início em 2016.
Apenas uma chapa disputa a diretoria da ADUA. Homologada pela Comissão Eleitoral (CE), no dia 4 de abril, a chapa “ADUA Autônoma e Democrática” apresenta como proposta em manifesto entregue junto com a nominata, ser “autônoma no sentido de ser independente de partidos, governos e reitorias o que não significa ‘apartidária’ porque não somos avessos a eles, mas consideramos que a política sindical deve ser definida pelos seus (/suas) sindicalizados (/as) ou seja, pela base”.
O atual 1º Vice-Presidente da Regional Norte I, do ANDES-SN e professor do Instituto de Filosofia, Ciência Humanas e Sociais (IFCHS) da Ufam, Marcelo Vallina, concorre ao cargo de presidente pela chapa única, acompanhado dos docentes, Luiz Fernando Souza Santos (1° Vice-presidente); Milena Fernandes Barroso (2ª Vice-presidente); Ana Cristina Fernandes Martins (1ª Secretária); Nereide de Oliveira Santiago (2ª Secretária), Ana Lúcia Silva Gomes (1ª Tesoureira); e Leonardo Dourado de Azevedo Neto (2º Tesoureiro).
Já para a direção do ANDES-SN, duas chapas foram homologadas, no dia 1º de março. As chapas “ANDES Autônomo e de Luta” e “Renova ANDES” são compostas por 83 nomes cada uma, sendo 11 para a diretoria nacional e seis para a composição de cada uma das 12 regionais que integram o Sindicato Nacional.
Urnas
No total, 12 urnas estarão à disposição dos eleitores. Seguindo o Regimento Eleitoral, a CE definiu no dia 18 de abril os colégios eleitorais do escrutínio. Confira:
Urna 1 (Itinerante – Medicina e Odontologia): recepção da Faculdade de Medicina, das 10h às 17h;
Urna 2 (Enfermagem): hall da Faculdade de Enfermagem, das 10h às 17h;
Urna 3 (FCA, ICB, FAPSI, FEFF e FCF): cantina da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), das 10h às 20h;
Urna 4 (FACED e FES): cantina do IFCHS, das 10h às 20h;
Urna 5 (IFCHS, FIC, FLET e FARTES): cantina do IFCHS, das 10h às 20h;
Urna 6 (FD, ICE, FT e ICOMP): cantina da Faculdade de Direito, das 10h às 20h;
Urna 7 (ICET): hall do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), das 10h às 20h;
Urna 8 (ISB): hall do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), das 10h às 20h;
Urna 9 (ICSEZ): hall do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), das 10h às 20h;
Urna 10 (IEAA): hall do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), das 10h às 20h;
Urna 11 (INC): hall do Instituto de Natureza e Cultura (INC), das 10h às 20h;
Urna 12 (sindicalizados aposentados): auditório da ADUA, das 9h às 17h.
Fonte: ADUA
|