Documento sem título






     Notícias






Publicações são lançadas 37º Congresso Nacional do ANDES



Data: 23/01/2018

Importantes publicações foram apresentadas aos participantes do 37º Congresso Nacional do ANDES-SN, que está sendo realizado em Salvador (BA). Foram elas a 61ª edição Revista Universidade e Sociedade e o Cadernos Andes nº 28. Estas publicações são ferramentas que contribuem para a formação dos docentes e ainda servirão para instrumentalizar a luta e os debates da categoria. 
Também foram distribuídos, durante o evento, o manifesto da Reforma de Córdoba, que completa 100 anos em 2018.

A Revista Universidade e Sociedade traz artigos, entrevistas, reportagens e outras contribuições relacionadas ao tema “Desmonte da Educação Pública: os ataques às Universidades Estudais e aos Colégios de Aplicação”. Já o Cadernos Andes nº 28 aborda o tema “Neoliberalismo e política de Ciência e Tecnologia no Brasil – um balanço crítico (1995-2016)”.

Segundo a 1ª vice-presidente da regional São Paulo e membro da comissão editorial da Revista Universidade e Sociedade, Ana Maria Estevão, no ano passado, sob a justificativa de se adequar à Emenda Constitucional (EC) 95 (antiga PEC 55), os Estados aprofundaram de forma drástica os ataques à educação pública.

Estevão cita como exemplo a situação vivida pelas estaduais do Rio de Janeiro, com atrasos e não pagamentos dos salários dos servidores e da manutenção das universidades e escolas. “A escolha do tema foi dada primeiro pela necessidade de dar visibilidade a essa denúncia, e dar espaço para que a base e outros setores com vínculo acadêmico falassem sobre isso”, afirma a docente.

Ciência e Tecnologia

O “Caderno 28” é parte de uma série de materiais e ações organizados pela coordenação do Grupo de Trabalho em Ciência e Tecnologia (GTC&T) do ANDES-SN, que vem sendo intensificadas desde a aprovação do “Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (C&TI)”, através da Lei 13.243/16.

Membro da coordenação do GTC&T e 3º tesoureiro do Sindicato Nacional, Epitácio Macário explica que a publicação traz um conteúdo mais denso, com o objetivo de oferecer fundamentos teóricos e políticos que permitam à categoria analisar o complexo de C&TI, desenvolvido no país, e enfrentar esse cenário de desmonte e privatização do setor.
“Os meios de comunicação evidenciam apenas o aspecto do financiamento, mas é um desmonte muito mais complexo que está em andamento”, afirma Macário, apontando para os efeitos dessa precarização na saúde e carreira docente.

Reforma de Córdoba

Tema do 37º Congresso, o centenário da Reforma Universitária de Córdoba, ocorrido em 1918, na Argentina, também foi rememorado através da publicação do Manifesto, que marcou o movimento considerado um marco fundacional de um projeto de sociedade latino-americana socialmente referenciada.
“Nós, quando resgatamos a Reforma de Córdoba, resgatamos as ideias da autonomia universitária, a democracia na gestão, a liberdade de cátedra, a qual hoje está fortemente ameaçada – hoje tem vários professores sendo processados exatamente por exercer a liberdade de pensamento-, e a extensão universitária, que é uma universidade com compromisso social”, explicou o 1º vice-presidente do Sindicato Nacional, Luis Acosta.

Confira as publicações:

Revista Universidade e Sociedade nº 61


Caderno 28 do ANDES-SN

Panfleto sobre a Reforma Universitária de Córdoba


Fonte: ANDES com edição da ADUA



Galeria de Fotos