Documento sem título






     Notícias






Delegação da ADUA presente na abertura do 37º Congresso do ANDES-SN



Data: 22/01/2018

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) abriu nesta segunda (22) a 37ª edição do Congresso da categoria, reunindo, em Salvador, mais de 500 professores e professoras de Instituições Públicas de Ensino Superior e de Institutos Federais de todo o país. Entre eles, onze docentes sindicalizados da ADUA representam a seção sindical na maior instância deliberativa da categoria, evento que acontece até o dia 27.

Ex-presidente da ADUA, professor Alcimar Oliveira já participou de outras edições do Congresso e partilha sua experiência com os colegas que integram a delegação da seção sindical. “Um Congresso que materializa pela riqueza dos debates e pela representatividade das delegações de base o que há de mais avançado na organização da classe trabalhadora”, explicou o docente, ao tratar da importância do evento para a agenda de lutas da categoria.

O docente também destaca a qualidade da formação política e sindical oportunizada nas edições do evento. “Mais do que um Sindicato Nacional, o ANDES-SN é uma escola de formação política da classe que vive do trabalho. Enquanto as universidades se burocratizam e se apartam das contradições reais de precarização em que vive o andar de baixo dessa República Oligárquica, o ANDES-SN se afirma como espaço de produção e socialização do que há de mais avançado no conhecimento, na crítica e nos projetos de superação da ordem social imposta pelo capitalismo”, ressaltou.

A ex-diretora da ADUA, professora Ana Lúcia Gomes, também destaca o fortalecimento da base da categoria proporcionado pela qualidade das discussões. “O Congresso do ANDES-SN serve também como espaço de formação política para os novatos e de orientação da centralidade da luta aos demais professores”, disse.

Quatro professores da delegação da ADUA participam pela primeira vez do evento. Professora Priscilla Cordeiro, docente do colegiado de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), unidade acadêmica da Ufam em Coari, é uma das estreantes. Ela falou sobre a expectativa de representar a categoria na maior agenda do Sindicato Nacional. “A primeira impressão é que o evento traz fortalecimento aos docentes para o enfrentamento de lutas. A expectativa é que o plano a ser construído durante o Congresso alcance as metas e combata os desafios existentes neste ano de 2018”, afirmou.

37ª edição


Este ano, o evento tem como tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”. O Congresso é organizado em parceira com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb – Seção Sindical do ANDES-SN).

Fonte:
ADUA



Galeria de Fotos