Documento sem título






     Notícias






Sindicatos exigem que centrais convoquem nova Greve Geral contra a PEC 287



Data: 22/01/2018

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajud) e outros sindicatos da categoria encaminharam às centrais sindicais do país, na última quinta-feira (18), uma carta aberta instando as entidades a convocarem uma nova greve geral contra a reforma da Previdência. A previsão do governo e sua base aliada no Congresso Nacional é colocar em votação o relatório final da Proposta de Emenda Constitucional 287/2016 no plenário da Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro. Mas já estão a todo o vapor as articulações para que prefeitos e governadores pressionem os deputados via promessas de liberações de verbas, exonerações de ministros para que retomem seus mandatos na Câmara, autorização de emendas parlamentares.

Na quinta-feira o governo falou em liberar R$ 30 bilhões para garantir a aprovação da reforma – restos a pagar de emendas parlamentares, novas emendas ao Orçamento deste ano, e R$ 10 bilhões que já são parte da estimativa governamental de economia que o Planalto espera fazer ainda neste ano caso a PEC 287 seja aprovada, “e que seriam usados em obras que podem render dividendos eleitorais aos aliados neste ano”, informa o jornal ‘O Estado de S. Paulo’. Na noite de sexta-feira (19) o SBT pretendia exibir a conversa entre o presidente Michel Temer e o apresentador Ratinho sobre a PEC. E no domingo (21) havia previsão de que fosse ao ar a “entrevista” concedida por Temer a Silvio Santos.

A proposta dos sindicatos que subscrevem a carta é reeditar a paralisação nacional ocorrida em 28 de abril de 2017 – a maior dos últimos 30 anos – que deu início ao processo de mobilização que conseguiu postergar até aqui a votação da PEC. “Só é possível barrar a reforma com a mobilização unificada de todos os trabalhadores dos setores públicos e privados, e uma nova greve geral. Foi assim no ano passado e precisa ser assim agora, diante da ofensiva governamental”, ressalta o diretor do Sintrajud e servidor da Justiça do Trabalho Tárcísio Ferreira.

Com informações do Sintrajud/SP

Fonte: CSP-Conlutas



Galeria de Fotos