Data: 12/01/2018
O Setorial de Educação discutiu os ataques sofridos pela categoria nos Estados e municípios brasileiros por meio dos governos estaduais, municipais e federais. O relatório da reunião realizada pela Coordenação Nacional da CSP-Conlutas de 9 a 10 de dezembro do ano passado foi divulgado, nesta quinta-feira (11), no site da entidade.
Entre as retiradas de direitos sofridas relatadas durante a reunião estão: aprofundamento da meritocracia; privatização; terceirização; municipalização; fechamento de escolas; atraso e parcelamento de salários; não pagamento de salários de aposentados; reestruturação e reordenamento das escolas; cancelamento de licenças prêmio; reforma do Ensino Médio; adoecimento em massa do setor; e congelamento de verbas destinadas à educação.
Encaminhamentos
- Aplicar o calendário do Encontro Nacional da Educação (ENE);
- Campanha contra Privatização e Reforma do Ensino Médio com materiais para divulgação;
- Realizar uma plenária da educação para debater os ataques um dia antes da próxima Reunião da Coordenação Nacional;
- Campanha contra a perseguição e criminalização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação;
- Que as entidades/movimentos da CSP-Conlutas se organizem nos Estados em defesa da educação pública para organizar uma participação política nas conferências municipais/estaduais rumo a Conap/2018 defendendo o nosso projeto de educação e convocando para o 3º ENE.
Fonte: ADUA |