Documento sem título






     Notícias






Ciência sem cortes: grupo de trabalho do ANDES-SN discute desafios da pesquisa no Brasil



Data: 31/10/2017

A política de corte de recursos imposta pelo governo Michel Temer, por meio da EC 95/2017, vem afetando diversos segmentos. Com a Ciência e Tecnologia (C&T) a situação não é diferente: o setor, que já acumula baixa de R$ 1 bilhão entre 2015 e 2017, pode perder muito mais em 2018, de acordo com a previsão orçamentária. Por conta disso, o Grupo de Trabalho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) que trata de C&T avaliou a situação do segmento no país e indicou os desafios e ações políticas da entidade na luta por recursos para pesquisa. A análise de conjuntura foi realizada nos dias 28 e 29 deste mês, em Brasília (DF) e o relatório da reunião divulgado nesta terça (31) pelo Sindicato Nacional.

Alguns eixos de ação, definidos pelo GT de C&T, devem nortear as discussões da categoria durante o 37º Congresso do ANDES-SN, previsto para ocorrer no início de 2018. A perspectiva do Sindicato Nacional é "construir unidade de ação com os movimentos contrários aos cortes orçamentários das universidades públicas e do complexo público de C&T, vinculando estas atividades com a agenda de luta contra a agenda regressiva em seu conjunto, contra o Marco Legal de CTI e em defesa do projeto de universidade defendido pelo Andes-SN", segundo trecho do relatório.

O GT do ANDES-SN defende que as seções sindicais intervenham na regulamentação do Marco Legal de C&T nas suas respectivas Instituições de Ensino Superior (IES) no sentido de evitar prejuízos. Além disso, incorporar as reivindicações de Ciência e Tecnologia na pauta de luta em defesa da universidade e da educação pública de qualidade, entre outras ações.  

Próxima Agenda


O Grupo de Trabalho já atua em duas frentes: a elaboração de um caderno de C&T, bem como a produção de vídeos do Seminário SBPC Paralela. O próximo encontro deste GT está marcado para os dias 25 e 26 de novembro, em São Luís (MA).

Fonte:
ADUA



Galeria de Fotos