Documento sem título






     Notícias






Defesa da Educação Pública mobiliza entidades nesta quinta-feira



Data: 17/10/2017

Professores, estudantes, técnicos e terceirizados da área de Educação, além de participantes de movimentos sociais, sindicais e populares, irão realizar manifestações pelo país, nesta quinta-feira (19 de outubro), no Dia Nacional em Defesa da Educação Pública. No Rio de Janeiro, onde as universidades estaduais enfrentam grave crise financeira, o ato SOS Educação ocorrerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde também será lançada a Frente Nacional em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas.

Organizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), a manifestação é contra o fechamento da UERJ, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) e da contrarreforma da Previdência; a favor das verbas para a educação; pela revogação da contrarreforma Trabalhista e pela construção da Greve Geral.

O lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas irá ocorrer na concentração do ato, por meio da divulgação de um manifesto. A saída para o ato está prevista para às 17h (horário do Rio de Janeiro). De acordo com o ANDES-SN, a expectativa das entidades com a Frente é dar visibilidade nacional à luta em defesa das instituições públicas de ensino superior, que vêm enfrentando ataques e cortes de orçamento nos últimos anos.

“A data foi escolhida para ser um grande dia de manifestações em todo o país. Temos nos esforçado especialmente na construção da manifestação no Rio de Janeiro, onde a situação das universidades estaduais é catastrófica”, afirma a presidente do Sindicato Nacional, Eblin Farage. “Queremos criar unidade nacional na luta em defesa das instituições públicas de ensino superior porque, sejam elas federais, estaduais ou municipais, o ataque é semelhante, e faz parte de um mesmo projeto de ajuste fiscal e de destruição dos serviços públicos”, afirma.

Entre as entidades participantes, além do ANDES, estão: Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Janeiro (Asduerj), Diretório Central dos Estudantes (DCE Uerj), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Associação dos Docentes da UFF (ADUFF Ssind), DCE UFF, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE RJ), União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES RJ), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Com informações do ANDES

Arte: UFSC

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos