Data: 30/08/2017
Com tema ‘Financiamento, Autonomia e Democracia’, o 15º Encontro Nacional das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Iees) e Municipais (Imes) irá ocorrer de 7 a 9 de setembro em Mossoró (RN). A programação completa do evento foi divulgada, nesta quarta-feira (30), pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), por meio da Circular 281/17.
Durante o encontro irão ocorrer mesas com os seguintes temas: ‘A defesa do serviço público e a luta contra as reformas: um debate conjuntural’; ‘Democracia universitária: autonomia e processos de estatuinte nas IEES-IMES’, ‘Ajuste fiscal: financiamento e retirada de direitos trabalhistas’ e ‘Os ataques à educação superior e a necessidade de uma Frente Nacional em defesa das IEES-IMES’.
Conjuntura
De acordo com a 2ª vice-presidente da Regional Pantanal e da coordenação do Setor das Iees/Imes, Roseli Rocha, o foco do encontro é discutir a situação atual das estaduais e traçar perspectivas de enfrentamento conjunto. “O que estamos percebendo é que, como o governo federal não está conseguindo avançar, por exemplo, no projeto de contrarreforma da previdência no Congresso, isso está impactando com força nas estaduais, pois os ataques estão sendo feitos de forma mais intensa nos Estados”, comentou.
Segundo a diretora do ANDES-SN, docentes de universidades estaduais têm encontrado dificuldade em negociar as pautas de reivindicações com os respectivos governos, especialmente nos últimos três anos e em fazer cumprir acordos firmados em anos anteriores. Ela citou como exemplo os Estados do Paraná, Paraíba, Ceará, Bahia e Mato Grosso do Sul. “Nos últimos três anos, boa parte das estaduais teve o repasse reduzido, muitas não têm dinheiro para tocar a universidade”, disse.
Rocha contou que o setor decidiu fazer o encontro em Mossoró para fortalecer a luta dos docentes da UERN, que realizaram uma greve intensa no último ano e vem sofrendo com ataques constantes, além de enfrentar a questão da multicampia, problemática que faz parte da realidade de quase todas as universidades estaduais. “Foi uma universidade que travou uma luta muito grande recentemente, e vem enfrentando sérios problemas com redução de repasse de recursos. Além disso, tem a questão da multicampia. A gente está em muitas cidades, muitas vezes em condições sucateadas, com pressão dos governos para fechar os campi, porque não têm recurso e acham que as universidades expandiram demais”, explicou.
A diretora do ANDES-SN ressaltou, ainda, que é necessário ampliar a unidade entre os docentes das estaduais, na perspectiva de unificação do enfrentamento aos ataques, que são comuns em quase todas as instituições, como por exemplo, a ameaça à autonomia universitária que atinge os docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e também as estaduais do Paraná. “Nós temos que estar juntos nessa luta. O setor precisa se unificar mais e cada seção sindical precisa nos municiar de informações, para que a gente possa ter um panorama nacional e conseguir atravessar, de forma unificada e mais fortalecida, essa conjuntura tão difícil”, concluiu.
Confira a programação completa:
Dia 07 (Quinta-feira)
9h30 - Saída de Fortaleza - Chegada a Mossoró - (Ônibus)
14h às 15h - Credenciamento
15h - Mesa de Abertura
15h30 às 18h30 - Mesa ‘A defesa do serviço público e a luta contra as reformas: um debate Conjuntural’, com Amaury Fragoso (ANDES-SN), Rivania Moura (Aduern SSind.) e Zaira Valeska (Sinduepa SSind.)
19h às 21h30h – Mesa ‘Democracia universitária: autonomia e processos de estatuinte nas
IEES-IMES’, com José Carlos (Adufs-BA SSind.), Roberto Kanitz (Aduemg SSind.) e Sâmbara Paula (Sinduece SSind.)
Dia 08 (Sexta-feira)
9h às 12h - Mesa ‘Ajuste scal: nanciamento e retirada de direitos trabalhistas’, com Lia Rocha (ASDUERJ), Nelson Junior (Aduepb SSind.) e Luiz Fernando Reis (Adunioeste SSind.)
13h30 às 17h - Mesa ‘Os ataques à educação superior e a necessidade de uma Frente Nacional em defesa das IEES-IMES’ (Coordenação Setor/ANDES-SN)
17h30 às 19h30 - Grupos de Trabalho
20h30 - Atividade Cultural (Aduern)
Dia 09 (Sábado)
10h às 13h30 - Plenária Final
13h30 – Almoço
15h - Retorno de ônibus para Fortaleza
Fonte: ADUA