Data: 11/08/2017
Programada para ocorrer de 16 a 18 de agosto, em Brasília (DF), a Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas, que tem como tema a ‘Previdência e perdas históricas dos direitos de aposentadoria’ terá uma mudança de programação. Conforme a Circular nº 253/17 encaminhada pelo ANDES-SN, a Troca de experiências dos coletivos de aposentados e aposentadas das seções sindicais que ocorreria, das 15 às 18h, na quinta-feira (17), na sede do Sindicato Nacional será antecipada para o horário de 9h às 12h.
Outra mudança na programação está relacionada a inclusão de uma Audiência Pública no Senado Federal, a partir das 14h.
A Jornada de Mobilização tem o objetivo de discutir e ampliar o conhecimento da sociedade acerca da perda de direitos que a Contrarreforma da Previdência de Michel Temer irá gerar, se aprovada.
A meta de Temer com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 é acabar com o direito à aposentadoria para garantir lucros aos bancos com o mercado de previdência privada. O projeto acaba com a possibilidade do trabalhador se aposentar ao estabelecer a idade mínima para obter o benefício (65 anos para homens e 62 anos para as mulheres). Também prevê o aumento do tempo mínimo de 15 anos para 25 anos de contribuição e o pagamento do benefício integral apenas após 49 anos de contribuição. A contrarreforma acaba, ainda, com a aposentadoria especial, o que prejudicará trabalhadores em situação insalubre, pessoas com deficiência, aposentadorias por incapacidade e trabalhadores rurais.
Fonte: ADUA
|