Documento sem título






     Notícias






Professores discutem atualização de planos de lutas no Conad



Data: 10/07/2017

Com posição firmada contra os ataques aos direitos sociais praticados pelo ilegítimo governo de Michel Temer, os professores das instituições de Ensino Superior irão se reunir, do dia 13 a 16 de julho, para avaliar e atualizar os planos de lutas e debater a situação das instituições federais, estaduais e municipais de Ensino Superior. Esses serão os assuntos principais do 62° Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (Conad), realizado em Niterói (RJ).

O detalhamento dos temas discutidos está disponível no Caderno de Textos do evento realizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e que nesta edição tem como tema ‘Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!’.

Conforme o Caderno de Textos, considerando o tema ‘A avaliação e atualização dos planos de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores’, serão discutidos e definidos os planos de lutas sindical; educacional; agrária, urbana e ambiental; de classe, etnias, gênero e diversidade sexual; de comunicação e arte e de seguridade social e assuntos de aposentadoria, e, ainda, ‘a progressão funcional e promoção’ e o ‘registro dos 200 anos da revolução pernambucana’, contribuições da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADunB). Em termos de setores, será analisada a situação das instituições federais, estaduais e municipais de Ensino Superior (IFES, IEES e IMES).

“Mais do que nunca, a necessidade de avançar na unidade e reorganização da classe se faz premente nesse momento, em que os setores alinhados ao grande capital, em virtude da crise estrutural do capitalismo e da crise política no seio da burguesia, procuram, de todas as formas, implementar seu projeto de ajuste fiscal, por meio de um ataque sem precedentes, que tenciona retirar todos os direitos conquistados a duras penas pela classe trabalhadora”, afirma a diretoria do ANDES, citando os projetos das contrarreformas trabalhistas e da previdência. A diretoria informou que os debates suscitados irão funcionar como uma ferramenta de luta da categoria para enfrentar a atual situação do país.

Composto por contribuições da diretoria do ANDES-SN, das seções sindicais e de filiados ao Sindicato Nacional, o Caderno de Textos serve de subsídio para discussões preparatórias e orienta os debates do Conad. O documento foi disponibilizado por meio da Circular 186/17, no dia 14 de junho.

Cartilha

Durante o 62º Conad, o Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), do ANDES-SN, irá lançar a cartilha ‘A contrarreforma do Ensino Médio: o caráter excludente, programático e imediatista da lei n° 13.415/2017’. As cartilhas serão distribuídas aos participantes do evento e enviadas às seções sindicais interessadas. O material produzido pelo GTPE tem como base a defesa pela educação pública e de qualidade assim como o 62º Conad.

Delegação

A delegação da ADUA no 62º Conad é formada por quatro docentes. A 1ª tesoureira da seção sindical, professora Rosária Carmo, será a delegada e terá, portanto, direito à voz e voto no Conselho, os observadores serão os docentes Marinez de Souza (ICSEZ), Luiz Fernando Souza (IFCHS) e Ana Lúcia Gomes (ICB), que têm direito a voz. O credenciamento para o evento teve início no dia 1º de junho e encerra no dia 10 de julho.

Com informações do ANDES-SN

Fonte:
ADUA



Galeria de Fotos