
No 1º de outubro, início de mais um mês de mobilização contra a proposta de Reforma Administrativa, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) lança uma série de vídeos que desconstroem as mentiras propagadas em defesa da contrarreforma que tem como principal alvo a classe trabalhadora do país.
Os episódios contam com a participação do professor Aldair Andrade, docente do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS/UFAM), que tem se dedicado ao estudo do tema e alerta para os riscos da medida, que ameaça precarizar os serviços públicos, prejudicando toda a população que usa o sistema público de saúde, educação e segurança, agravando ainda as condições de trabalho do funcionalismo público, além de impor graves impactos à categoria docente.
O primeiro vídeo responde à afirmação enganosa de que “docentes concursados(as) e/ou aposentados(as) estão fora do alcance da Reforma Administrativa”. O professor explica que algumas carreiras do serviço público poderão ser extintas e que aposentados(as) não terão garantias de reajustes salariais. Segundo ele, a proposta representa um processo de desmonte e aniquilamento dos serviços públicos brasileiros. Assista aqui o primeiro vídeo.
O segundo vídeo aborda a insegurança que poderá atingir a carreira docente, inclusive de docentes concursados em universidades públicas. Assista aqui.
O terceiro vídeo da série aborda o ataque da Contrarreforma Administrativa ao Regime Jurídico Único (RJU), uma vez que o projeto prevê a preferência de contração pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Saiba mais sobre essa questão aqui.
O quarto vídeo da série aborda o perigo do fim da estabilidade no serviço público. Sem estabilidade, crescem os riscos de perseguição, assédio, apadrinhamento e corrupção. Assista aqui.
No quinto vídeo o professor Aldair chama atenção para a mensagem de que as grandes conquistas dos sindicatos nasceram da mobilização e da resistência, reforçando a chamada para a unidade de luta contra a Reforma Adminisrativa
A série também abordará temas como: segurança na carreira docente; ameaça ao Regime Jurídico Único (RJU); risco do fim da estabilidade; ameaça ao período de férias; e fragilização dos sindicatos e de suas lutas em defesa dos direitos dos servidores públicos.
O material está disponível no canal da ADUA no YouTube e nas redes sociais da entidade.
|