Documento sem título






     Notícias






Cursos suspendem aulas na Ufam motivados por sensação de insegurança



Data: 05/01/2017

Medida foi tomada por três cursos noturnos de graduação

O reinício das aulas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estava marcado oficialmente para esta semana, mas para alguns cursos as atividades de ensino devem ser retomadas só a partir da próxima segunda (9), no campus universitário. O motivo? Sensação de Insegurança. Em virtude da rebelião ocorrida no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que resultou na morte de 60 presidiários e na fuga de mais de 180 detentos, e do aumento da sensação de insegurança na cidade, aulas de graduação em alguns cursos estão suspensas até esta sexta (6).

Na Faculdade de Psicologia (Fapsi), localizada no setor Sul do Campus, as aulas do curso noturno de graduação foram suspensas nesta quinta (5) e sexta (6). “A decisão supracitada se respaldou no fato de que até o momento nem a administração superior, nem a PROEG [Pró-reitoria de Ensino de Graduação], se pronunciaram diante do ocorrido em 01/01/2017 [dia em que ocorreu a rebelião em unidades do sistema prisional em Manuas], que tem gerado um clima de insegurança dentre os discentes, principalmente os que utilizam transporte coletivo. Como o Curso de Psicologia é predominantemente noturno, a situação de vulnerabilidade é maior”, diz trecho da nota publicada pela Coordenação, em sua página no Facebook. A secretaria da Fapsi continua funcionando.

Também no setor Sul, as aulas estão suspensas nestes dois dias no curso de Biotecnologia, conforme portaria assinada pela professora Doutora Daniele Matoso, coordenadora do curso, “tendo em vista assegurar a integridade física dos acadêmicos”. “Circulou a informação de foragidos que teriam sido recapturados dentro da mata da Ufam, daí o medo dos alunos. [...] como fui procurada, decidi suspender as aulas destes dois dias, mas é uma medida do curso de Biotecnologia”, declarou Daniele à reportagem publicada pelo portal A Crítica.

Nas mídias sociais, há manifestações de apoio à medida. “Ontem estava muito preocupada. O campus já não é muito seguro, com tudo que está acontecendo então...concordo!”, publicou a mãe de uma estudante do curso de Biotecnologia.

As aulas também estão suspensas desde a noite desta quarta-feira (4) no último horário do curso de Engenharia de Produção, localizado na Faculdade de Tecnologia (FT), no setor Norte do Campus. Em comunicado compartilhado “Em virtude da atual situação na qual nossa cidade se encontra, atendendo as solicitações dos docentes do nosso curso e com a anuência da Direção da FT, o departamento de Engenharia de Produção optou por cancelar as aulas do último horário (das 20 às 21h40) durante o período de 04/01/2017 a 06/01/2017”, diz trecho do comunicado.

Para o estudante do 2º período do curso, Weverton Cascais, o ideal seria reforçar a segurança no Campus, mas, enquanto isso não ocorre, considera a decisão acertada. “O certo é ter mais segurança no campus, entretanto vendo a impossibilidade de assegurar foi o melhor suspender as atividades no horário da noite, uma medida para prevenir o pior. Fora que com o retorno das atividades no último horário a faculdade está praticamente deserta”, afirmou.

A Reitoria da Ufam, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que não recebeu nenhum comunicado oficial de cursos a respeito de suspensão pontual. A orientação é que as aulas prossigam normalmente.

A respeito dos rumores de que alguns presos foragidos das unidades Compaj e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) teriam sido recapturados na mata da universidade, o coordenador da Divisão de Segurança informou que ainda nesta quinta participa de uma reunião com a Prefeitura do Campus, para adotar as medidas cabíveis e fazer um pronunciamento oficial sobre o assunto.

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos