.jpg)
Nos dias 15 e 16 de agosto, das 9h às 17h, foi realizado o seminário híbrido “Reforma Administrativa: Destruição dos Serviços Públicos e dos Direitos das/os Servidoras/es”, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O encontro ocorreu presencialmente no auditório do Sindsep-DF, no Setor Bancário Sul, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal do Fonasefe no YouTube e interação via chat.
A atividade reuniu servidoras e servidores das esferas federal, estadual e municipal para debater os principais ataques contra os serviços públicos e definir estratégias de mobilização diante do avanço da Contrarreforma Administrativa.
A programação da sexta-feira (15) iniciou com a Mesa de Conjuntura Nacional e Internacional, seguida da Mesa 1, intitulada “Arcabouço Fiscal e Contrarreformas da Previdência: Escopo da destruição dos serviços públicos e dos direitos dos servidores federais, estaduais e municipais”.
Após o intervalo, ocorreu a Mesa 2, “Contrarreforma Administrativa: transformação ou desmonte do Estado?”. Durante as exposições, foram apresentados dados e análises sobre ações que não só privatizam o estado, mas que retira o direito de acesso de toda a população a serviços públicos gratuitos.
Durante sua intervenção, o presidente do ANDES-SN, Cláudio Mendonça, enfatizou que que a reforma administrativa é um ataque não só ao servidor público, mas ao próprio serviço público. “Quando falamos de serviço público, falamos de milhões de jovens, adolescentes e crianças que têm direito à educação; falamos de um dos programas de vacinação mais avançados do mundo; falamos do atendimento nos CRAS, que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou o docente, reafirmando a importância do serviço público para que se avance numa sociedade que supere cada vez mais as alarmantes desigualdades sociais, territoriais, culturais e tecnológicas no território nacional. “A tarefa deste seminário é, além de fazer os debates, também entendermos o seminário como instrumento de mobilização. Nós não podemos em hipótese alguma ter receio de enfrentar essa reforma, de construir uma agenda nas reuniões e ocupar Brasília, e cada canto desse país”, disse.
.jpg)
No sábado (16), foi realizada a Mesa 3, “Os ataques aos serviços públicos e aos direitos dos(as) servidores(as) com a proposta do GT da Reforma Administrativa”. Em seguida, houve debate e encaminhamentos sobre “Organização, unidade e luta dos servidores(as) das três esferas de governo contra a Reforma Administrativa: construção de orientações, diretivas, calendário de lutas e mobilizações”.
O seminário apontou que apenas a mobilização e a organização da luta poderão barrar a Reforma Administrativa. As transmissões do seminário estão disponíveis no canal do Fonasefe:
Assista ao primeiro dia (15/08)
Assista ao segundo dia (16/08)

Fontes: ADUA com informações de Fonasefe, Sinasefe e ANDES-SN
Fotos: Eline Luz/ANDES-SN
Leia também:
Não à Reforma Administrativa: Congresso quer aprovar medida que precariza os serviços públicos
|