Documento sem título






     Notícias






Argentinos e uruguaios se solidarizam com Greve Nacional Docente



Data: 07/12/2016

Os docentes e servidores universitários da Argentina e do Uruguai recentemente manifestaram sua solidariedade e apoio à Greve Nacional Docente contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/16 – que corta por vinte anos o orçamento de educação e saúde – e contra a Reforma do Ensino Médio, que agora tramita na Câmara como Projeto de Lei Convertido (PLV) 34/16.
 
O Sindicato Nacional de Servidores da Universidade da República (AFFUR), do Uruguai, realizou manifestação em frente à Embaixada do Brasil em Montevidéu, entregando uma carta da Confederação dos Trabalhadores das Universidades da América (Contua), que expressa o rechaço à PEC 55. Os trabalhadores colocaram faixas contra a PEC e a favor da greve na fachada de um dos prédios da Universidade da República (Udelar), também na capital uruguaia.
 
Nestor Correa, secretário de direitos humanos da Associação de Docentes da Universidade de Buenos Aires (AGD-UBA), filiada à Federação Nacional de Docentes, Pesquisadores e Criadores Universitários (Conadu Histórica), também demonstrou seu apoio em email enviado ao ANDES-SN. “Viva a greve docente. Todo nosso apoio no combate contra os golpes aos trabalhadores, à saúde e à educação”, disse Nestor em sua mensagem, ressaltando que a Conadu Histórica tem divulgado as notícias da Greve Nacional Docente por meio de seu mailing para todos os docentes universitários argentinos.
 
Argentina corta orçamento de pesquisa científica
 

Não são apenas a educação e a ciência brasileiras que enfrentam duros cortes orçamentários. Na Argentina, o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Conicet), órgão semelhante ao CNPQ brasileiro, anunciou que haverá um corte de 60% nas bolsas de pesquisa ofertadas pela entidade para 2017. A quantidade de novos pesquisadores cairá de 943 em 2015 para 400 em 2017. Segundo Dora Barrancos, responsável pela área de humanas da Conicet, a redução é consequência de um corte de 30% no orçamento de ciência e tecnologia.
 
Com informações de Affur, AGD-UBA e Nexciência. Imagem de Affur.
 
Fonte:
ANDES-SN



Galeria de Fotos