Documento sem título






     Notícias




  11/07/2025



Tem início o 68º Conad com posse da nova diretoria do ANDES-SN (2025-2027)



 

Teve início hoje (11 de julho) o 68o Conselho do ANDES-SN (Conad) no auditório rio Amazonas, no Setor Norte do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. O encontro contou com a posse da nova diretoria do Sindicato Nacional (gestão 2025-2027) e o lançamento do número 76 da Revista Universidade & Sociedade com tema central “As lutas anticapitalistas no contexto da COP 30: em defesa da vida, da Amazônia e dos povos originários/tradicionais”. Durante o evento também foi apresentado o relatório preliminar da enquete nacional do ANDES-SN sobre condições de trabalho e saúde das(os) docentes que atuam nas universidades públicas, institutos federais e Cefets.

 

“Nós enfrentamos uma conjuntura duríssima, tempos marcados pela consigna da morte, do genocídio, da destruição das perspectivas de vidas que vão da Ucrânia e da Palestina, aos nossos territórios militarizados no Brasil, da promoção do assassinato da juventude negra, das lutas indígenas, de quilombolas, que se vem marcadas pelo colapso ambiental que atenta contra o nosso futuro, pela desagregação no seio da nossa própria classe. Esses dois anos não foram fáceis, foram anos atrozes ao conjunto da nossa classe, tanto naquilo a que se refere ao nosso país como em escala internacional, ao enfrentamento da extrema direita e do neofascismo nas suas mais diversas tonalidades, como também a luta contra o discurso de uma saída única marcada pela conciliação de classe, o ajuste de coalizão de classe promovido pelos outrora governos progressistas”, disse Gustavo Seferian em seu discurso de encerramento da gestão, realizado antes da entrega do relatório de atividades ao presidente eleito (2025-2027), Cláudio Mendonça.

 

Após entrega do relatório de atividades, o presidente eleito assinou o ato de posse, seguido pelos demais diretoras(es) eleitos(as) que realizam as assinaturas simbólicas, sendo declarada empossada a nova diretoria do ANDES-SN (2025-2027). O novo presidente do ANDES-SN, Cláudio Mendonça, realiza seu discurso inaugural. “A luta política é construção de afetos, de amizade e fraternidade que são construídos na diferença. Nós, camaradas, sonhamos com um mundo onde não há opressão e exploração, que não exista um sistema que prioriza o lucro em detrimento da vida de crianças, jovens, mulheres e mundo desse mundo (…) não há outra saída senão evocarmos em plenos pulmões a utopia concreta de atravessar o mar agitado da história, a esperança, ao contrário do medo, não pode ser nunca uma emoção passiva, exige movimento, gente em ação, também considero que os homens não estão condenados a viver sobre o primado econômico”, afirmou Cláudio Mendonça.

 

Mesa de Abertura

 

Antes da Mesa de Posse, ocorreu a Mesa de Abertura que foi composta pelas(os) diretores do ANDES-SN (2023-2025), Gustavo Seferian (presidente), Fran Rebelatto (secretária-geral), e Jennifer Webb (1ª tesoureira), além da 1a vice-presidente da Regional Norte 1 e presidente da ADUA, Ana Lúcia Gomes. A mesa também contou com representantes de nove entidades convidadas: Eliseane Lima, do Sinasefe/AM; Ronaldo Bastos, do Sintesam; Clarice Gama Tukano, da FAMDDI; Tanara Lauschner, da reitora da Ufam; Júlio Cesar, do MLTI; Gleice Oliveira, do Fórum das Águas; Mônica Xavier do Sind-UEA; Júlia Cacho, da Fenet; e Keilah Fonseca, da Associação Crioulas do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito.

 

 

“Nós somos uma universidade multicampi, quem trabalha, estuda e vive na Amazônia já começa como lutador. Trazer esse encontro para cá foi trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, é muito bom trazer nossos colegas para a nossa região, para nossa universidade. E tudo foi feito com muito carinho. É muito importante que o ANDES-SN esteja onde os professores estão, nós temos que conhecer o Brasil e não só as capitais, nós temos que conhecer a realidade das unidades fora da sede. Nós da Regional Norte 1 colocamos os professores em um barco e realizamos um seminário em Parintins, também fomos à Terra Indígena Raposo Serra do Sol. Então, o ANDES-SN tem que ir onde o povo está”, afirmou Ana Lúcia Gomes.

 

A cerimônia de abertura do 68o Conad contou com um ritual de defumação realizado por Jaime Diakara Dessano, pedagogo e doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Ufam. Com queima de ervas sagradas, o ritual dispersa as impurezas, limpa sentimentos negativos e afasta maus espíritos. Em seguida, o grupo Cateto da Toada realizou uma apresentação que contagiou o público presente, cantando e dançando toadas do bois-bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso.

 

A delegação da ADUA no 68o Conad é formada pelo delegado, Raimundo Nonato Pereira da Silva (IFCHS), e as(os) observadoras(es) Maria Audirene de Souza Cordeiro (ICSEZ); Antonio José Vale da Costa (FIC); Iolete Riberio (Fapsi); Kátia de Araújo Lima Vallina (IFCHS); Maria Anete Leite Rubim (FCA); Aldair de Oliveira Andrade (IFCHS); Maria Rosária do Carmo (ICE); Jorge de Moura Barros (FES); Anderson Litaiff Feitosa (FES); Suelen Nonata de Souza Marques; Ericleia Gomes Coelho (IEAA) e Max de Souza Pinheiro (INC).

 

 

Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: