
Estudantes do curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) realizaram um Evento de Resistência Intercultural na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no dia 30 de abril. A atividade ocorreu das 9h às 17h, no Setor Sul do campus de Manaus, e reuniu expressões culturais e educativas de diversas etnias indígenas, com atividades como palestras, jogos tradicionais, apresentação de artesanatos, grafismos, danças, músicas, rituais e comidas típicas.
Participaram indígenas das etnias Tikuna, Apurinã, Mura, Sateré-Mawé, Baré, Tukano, Miranha, Kambeba e Baniwa, oriundos de diferentes municípios do estado do Amazonas, como Anamã, Beruri, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão e Rio Preto da Eva.
A atividade contou com apoio da da Faculdade de Educação (Faced), Nepeam, Proae, da graduação e do grupo PET.

Para Raimundo Castro da Silva, do povo Mura e vice-presidente do Centro Acadêmico de Formação de Professores Indígenas (CaFPI), o evento representa união e afirmação territorial. “É uma conjunção de vários povos. Esses jogos vêm para unir ainda mais nós estudantes indígenas dentro da universidade. É também uma forma de marcar nosso território aqui dentro da Ufam, dar visibilidade à nossa cultura, aos nossos costumes e às tradições que cultivamos nas aldeias e comunidades.”
Jonas de Freitas, do povo Tikuna e natural de Anamã, destacou o caráter político e simbólico da atividade. “É para demarcar resistência dentro da universidade. Embora tenha um aspecto esportivo, ela carrega um forte sentido de afirmação. Somos hoje cerca de 93 estudantes no curso, divididos em três turmas, e esse momento fortalece nossa presença coletiva.”
Segundo informações do site da Faced, o curso de Formação de Professores Indígenas tem como objetivo formar, em nível superior, professores indígenas para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e Linguagens, com uma abordagem intercultural crítica, interdisciplinar e voltada ao fortalecimento cultural e linguístico dos povos indígenas.
Veja a galeria de fotos:


Fotos: Daisy Melo/ Ascom ADUA
Fonte: ADUA
|