Documento sem título






     Notícias




  07/03/2025



ADUA lança sexto número da revista Resistências



 

 

A ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN lança o sexto número da revista Resistências. A edição foi construída a partir do tema central “Expansão e efeitos do capitalismo na Amazônia do século XXI”. A revista impressa é distribuída às(aos) sindicalizadas(os) e a versão digital em formato PDF está disponível para o público em geral no site da Seção Sindical.

 

O nº 6 possui 86 páginas e 09 artigos distribuídos nos subtemas “Abrindo o debate”; “Sociedade da colonização x sociedade amazônica”; “Militarização da Amazônia” e “BR-319: O caminho da expansão capitalista no sul da Amazônia”.  O material traz ainda a reportagem “BR-319, a estrada da discórdia na Amazônia”, do jornalista André Borges, e o ensaio fotográfico “Um olhar sobre a Amazônia do século XXI”, com fotografias de Raphael Alves.

 

“A Amazônia sempre esteve sob ameaças e isto não é de agora. Mas, ao definirmos o tema central deste número 6 de Resistências para uma análise crítica do momento atual do avanço capitalista na região, desejamos desafiar docentes e pesquisadores a refletir e avaliar essa conjuntura política com a produção de artigos. Penso que conseguimos e agora é difundi-los em todos os espaços da sociedade a fim de promover o amplo debate”, afirmou o editor deste número, Tomzé Costa.

 

Colaborações

 

O texto de abertura é de Bruno Malheiro, geógrafo, professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e co-roteirista do filme “Pisar suavemente na terra”. No artigo, o docente debate “A Amazônia e a guerra capitalista contra a vida”. A discussão sobre “A Amazônia no século 21: novas formas de desenvolvimento” é trazida por Violeta Refkalefsky Loureiro, socióloga e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Já a abordagem sobre o tema “A Importância das organizações do movimento indígena nos processos de afirmação” é feita pela docente da Ufam, Danielle Munduruku, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/Ufam), Izabel Cristine Munduruku, e o mestre em Geografia, Estélio Munduruku. No texto, eles citam como exemplo a importância do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (MEIAM), como entidade de articulação de temáticas caras aos povos originários.  

 

O professor de História do Brasil e da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Luciano Teles, colabora com o artigo “Amazônia e impacto de projetos políticos econômicos exógenos à sua sociobiodiversidade”. O artigo “A escalada militar ao governo e suas consequências para a Amazônia”, de Vinicius Machado, também compõe o número 6. Originalmente, o texto integra a publicação do autor com mesmo nome, publicada em 2023.

 

A discussão sobre a presença militar na Amazônia e especificamente o conflito no Essequibo, região entre Venezuela e Guiana, é trazido por Eduardo Gomes da Silva Filho no texto “Geopolítica amazônica e a disputa pelo território do Essequibo: a presença militar brasileira com a implantação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Roraima. Em seu texto, Erlando Rêses e Danúbia Costa discutem “A implementação da militarização de escolas públicas e o impacto na educação em Direitos Humanos”.

 

A discussão polêmica sobre a reasfaltamento da BR-319 é temática central dos últimos textos que compõem o número 6 da revista Resistências. Fecham a série de artigos, o sociólogo Marcelo da Silveira Rodrigues com “BR-319: um espaço de colonialidade nas novas fronteiras amazônicas” e o cientista Lucas Ferrante com “Por que defender o fechamento permanente da BR-319?”.

 

 

Revista da ADUA

 

A revista Resistências é um periódico impresso e digital, criado em 2019, com o objetivo de proporcionar um espaço para estimular o livre debate e a discussão de ideias políticas. A Comissão Editorial é formada pelos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tomzé Costa, Lino João de Oliveira Neves e Marcelo Vallina, e pela professora Ivânia Vieira.

 

Todos os números da revista estão disponíveis no site da ADUA na aba “imprensa”, no subitem “publicações”. Para ter acesso aos demais número clique aqui.

 

Foto: Sue Anne Cursino/Ascom ADUA

 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: