Documento sem título






     Notícias






22º Curso do Núcleo Piratininga de Comunicação acontecerá de 16 a 20 de novembro



Data: 13/09/2016

Já estão abertas as inscrições para o 22º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que terá como tema “A fusão da mídia com o Estado e a manipulação das consciências”. O curso ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 16 e 20 de novembro. A última edição, realizada em 2015, contou com cerca de 300 participantes e prestou homenagem a Vito Giannotti, um dos idealizadores do NPC, que faleceu em julho do ano passado.

O Curso do NPC é referência para a formação e debate sobre comunicação sob a perspectiva de um embate contra hegemônico e reúne dirigentes sindicais, jornalistas, militantes de movimentos sociais e populares, professores e estudantes de comunicação de todo o país. O ANDES-SN participará do curso, como nos últimos anos. Giovanni Frizzo, 3º secretário do ANDES-SN e encarregado de imprensa do Sindicato Nacional, reafirma a relevância do curso e dos debates feitos nesse espaço.

“A imprensa sindical e popular tem papel fundamental na disputa contra hegemônica e na divulgação das pautas de interesse da classe trabalhadora, especialmente nessa conjuntura de acirramento dos ataques aos direitos sociais. E, ao longo dos anos, o NPC sido essencial no acúmulo e aprofundamento sobre como fazer esse embate e romper a barreira da imprensa tradicional para levar aos trabalhadores, informação de qualidade e relevância”, comenta Frizzo.

O encarregado de Imprensa do ANDES-SN ressalta a importância das Seções Sindicais enviarem diretores e jornalistas ao curso, pois ele cumpre um papel importante como espaço de debate e formação continuada dos profissionais e dirigentes da imprensa.

Para realizar a inscrição no curso anual do NPC é necessário entrar no site nucleopiratininga.org.br e baixar a ficha de inscrição. Em seguida, basta enviar a ficha preenchida, junto com o comprovante de pagamento da inscrição para o email npiratininga@uol.com.br.

Programação

A programação do curso também foi divulgada pelo NPC. O primeiro dia irá discutir a realidade na fronteira sul do país, bem como a luta dos trabalhadores em Portugal, Espanha e França. Também estão na pauta do curso as discussões sobre o uso da internet na comunicação sindical, o jornalismo sindical na disputa de hegemonia, a imprensa alternativa do Brasil e também os trabalhadores e o direito à cidade, entre outras temáticas. Os inscritos também poderão participar de oficinas de práticas. Confira a programação.

*Com informações do NPC

Fonte: ANDES-SN



Galeria de Fotos