Documento sem título






     Notícias






Sindicatos e movimentos sociais e estudantis realizam ato contra retirada de direitos nesta terça (16)



Data: 15/08/2016

Sindicatos, movimentos sociais e estudantis do Amazonas realizarão, nesta terça-feira (16), a partir das 16h, mobilização contra a retirada de direitos dos trabalhadores, intensificada pelo governo federal por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016. A atividade ocorrerá no terminal de ônibus da Matriz, Zona Sul de Manaus.

A mobilização integra o Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Empregos e contra a Retirada de Direitos, iniciativa que surgiu das deliberações da última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor da IFES) do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O encontro foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto, em Brasília (DF).

A suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários e a revisão do regime jurídicos dos servidores são algumas das medidas previstas pelo PLP 257. Chamada de novo regime fiscal, a PEC 241, por sua vez, estabelece o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, afetando sobremaneira serviços essenciais como educação e saúde. O objetivo em comum é gerar recursos para o pagamento da dívida pública brasileira.
 
“O alcance e a gravidade desses ataques torna cada vez mais urgente a mobilização das diversas categorias de trabalhadores. Por isso, convocamos a sociedade em geral a participar dessa luta”, ressalta a presidente da ADUA, professora Guilhermina Terra. “A contrapartida deve ser tomada não apenas nas ruas, mas também na pressão junto aos parlamentares que decidirão se tais propostas serão implementadas”, acrescenta Guilhermina.
 
Convocado pela Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), o ato contará também com a participação do Sindicato Site do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA), Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel), Oposição Sindical Luta Educador, Luta Popular, Movimento Mulheres em Luta CSP-Conlutas, Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho – 11ª região (Sintraam), Movimento Resistência Camponesa do Amazonas e AYUKA.

Fonte:
ADUA



Galeria de Fotos