Documento sem título






     Notícias




  15/10/2024



ADUA emite nota pública pelo Dia das Professoras e dos Professores



 

 

"Todos querem a mudança, mas os processos adotados não levam a esse resultado: a máquina roda no vazio, tal qual uma moenda sem a matéria para espremer, ou a fiandeira sem o fio para rodar. É o caso da prolífera legislação (educacional brasileira). O que falta à nossa engrenagem é o dente assentado na polpa da realidade: é o método da práxis.  (Afinal), no Brasil, país que se desconhece a si mesmo, a educação não se baseia na práxis" (Durmeval Trigueiro Mendes).

 

 

Nossa ADUA, em seus 45 anos (a serem comemorados no dia 28 de outubro de 2024) tecidos de luta e resistência, vem reafirmar, por meio de sua Diretoria, neste dia 15 de outubro de 2024, a defesa da dignidade e da vida de cada professora e de cada professor da Universidade Federal do Amazonas.

 

 

15 de outubro para nós, trabalhadoras e trabalhadores da educação, mais do que um dia comemorativo, é DIA DE LUTA. Ao honrar a memória de nosso educador maior, Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira, afirmamos a educação como prática dialógica e coletiva da liberdade da classe trabalhadora brasileira. Por viverem num presente sombrio e sem futuro, os opressores não passarão.  Nós, seguiremos firmes, professoras e professores, porque lutamos no presente e jamais cederemos o futuro aos que nos querem roubar vida e dignidade.  

 

 

Não lutamos por privilégios. Exigimos apenas que respeitem e reconheçam o valor do nosso trabalho docente e nos sejam garantidas condições dignas para fazê-lo como nos assegura a Constituição de 1988. Aos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant, fazemos nossas suas acutilantes palavras ao inscrever nas páginas da história que negar ao povo o direito à educação configura “um crime de lesa natureza humana”. Mais: “significa ferir e calcar aos pés os sagrados direitos da humanidade”. Somente nos honra, como professoras e professores, seguir na defesa desses direitos, porque é na luta que construímos a esperança.

 

 

Por fim, continuaremos a repudiar, neste dia 15 de outubro de 2024, as agressões, ameaças e perseguições, de natureza física e ideológica, perpetradas pelos artífices do caos, do ódio e da mentira, contra professoras e professores.  Abaixo todas as formas de mordaça. Em defesa da liberdade pessoal e coletiva de ensinar e aprender! Em defesa da Universidade Pública, Gratuita, Laica, de Qualidade e Socialmente Referenciada! 

 

 

Diretoria da ADUA (biênio 2022-2024)
 
Manaus (AM), 15 de outubro de 2024
 
 
 


Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: