Documento sem título






     Notícias






Nova diretoria da ADUA e CRADs tomam posse no dia 9 de junho



Data: 03/06/2016

A ADUA terá nova diretoria a partir de 9 de junho, com a posse oficial da chapa “ADUA Combativa: Ampliar a unidade em defesa da universidade pública”, eleita com 94,4% dos votos válidos. A cerimônia ocorre às 14h30, no auditório da Associação, durante Assembleia Geral (AG) que marcará o encerramento da atual gestão e a apresentação dos novos diretores e dos integrantes do Conselho de Representantes da ADUA (CRADs).

Para o presidente da seção sindical, José Alcimar de Oliveira, das várias diretorias que estiveram à frente da seção sindical, nenhuma carregará em sua história a marca de uma greve “tão longa, renhida e agônica”, analisa, fazendo um balanço da greve histórica de 2015, que durou mais de cem dias – uma das maiores paralisações da categoria em âmbito local e a mais longa em âmbito nacional.

“A ADUA, por meio do Comando Local de Greve, em Manaus e nas Unidades de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, com os lutadores sindicais e apoiadores, sobretudo servidores técnico-administrativos e estudantes, manteve-se firme, intransigente, na defesa da natureza pública da educação, na defesa da autonomia e da democracia da Universidade e, sobretudo, na defesa da carreira docente, com salários dignos e condições decentes de trabalho de todos aqueles que se dedicam a construir desde o presente a Ufam do futuro”, avalia.

“Nossa Diretoria conclui o seu mandato com o país mergulhado numa das mais graves crises da República. Tanto esta Diretoria, quanto a que assume o comando da ADUA têm a consciência histórica de que ainda não concluímos a travessia do vigente estado oligárquico de privilégios para o necessário Estado Democrático de Direitos”, completou.

A nova diretoria, eleita para o biênio 2016/2018, tem como expectativa dar continuidade aos trabalhos da atual gestão. “Muitos pontos da gestão anterior serão retomados, uma vez que o projeto de universidade que defendemos é similar. A luta pela Ufam que queremos continuará a ser nossa bandeira de luta”, afirma a presidente eleita, professora Guilhermina Terra, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

A chapa recém-eleita é composta também pelos docentes Aldair Andrade (1º vice-presidente), Welton Oda (2º vice-presidente), Kátia Vallina (1ª secretária), Laura Miranda (2ª secretária), Maria Rosário do Carmo (1ª tesoureira) e José Humberto Michiles (2º tesoureiro).

Pontos de pauta

Além da posse da nova diretoria, a AG terá como pontos de pauta a deliberação sobre a participação da ADUA no II Encontro Nacional de Educação (ENE) – com dois representantes, sendo um pela Ufam na capital e outro de fora da sede – e no 61º CONAD, com um delegado e dois observadores. O II ENE ocorre em Brasília (DF), nos dias 16, 17 e 18 de junho. Já o 61º CONAD será realizado em Boa Vista-RR, no período de 30 de junho a 03 de julho deste ano.

As Assembleias, nos campi de fora da sede para a indicação dos nomes dos candidatos à serem submetidos durante a AG, deverão ser realizadas até o dia 8 de junho e os resultados (atas digitadas e listas de presença digitalizadas) enviados à Secretaria da ADUA até às 12h do dia 8 do mesmo mês. Aos votos que os candidatos receberem em suas respectivas Assembleias Locais (em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins) serão acrescidos os votos da Assembleia em Manaus.

Se no cômputo geral dos votos os candidatos dos campi de fora da sede obtiverem votação inferior à dos candidatos da Assembleia de Manaus, ficará assegurada a segunda vaga (de participante para o II ENE e de observador para o 61º CONAD) para o candidato mais votado nas Assembleias Locais.

Os participantes do II ENE e do 61º CONAD devem ser sindicalizados à ADUA.

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos