Documento sem título






     Notícias




  27/08/2024



Começa o III Congresso Estatuinte da Ufam



 

Foi realizada na noite de segunda-feira (26) a abertura do III Congresso Estatuinte da Ufam, etapa consultiva do III Processo Estatuinte, que objetiva reformar o Estatuto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Docentes, Estudantes, Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) e representantes da sociedade estiveram presentes no evento, realizado no Auditório Eulálio Chaves, no campus universitário em Manaus.

 

Durante a Mesa de Instalação, as(os) delegadas(os) aprovaram o texto do Regimento Geral do III Congresso Estatuinte e elegeram a Mesa Diretora, responsável por conduzir os trabalhos ao longo da programação do congresso, com apoio da Comissão Geral Estatuinte (CGE).

 

Participando da mesa de abertura, o professor Jacob Paiva, presidente da ADUA, reiterou que a recuperação do processo Estatuinte está entre as diretrizes da atual gestão da Seção Sindical e resgatou a histórica atuação do movimento universitário organizado que atua em defesa da autonomia e democratização da universidade, ressoando os ecos do movimento de Córdoba, na Argentina, quando estudantes protagonizaram uma reforma na estrutura da universidade. Para ele, esse legado é inspiração, assim como lutas vindas de outras universidades latino-americanas na construção de um espaço universitário cada vez mais autônomo, democrático, socialmente referenciado e amazônico.

 

O III Congresso Estatuinte da Ufam segue até o dia 30 de agosto, com realização de Grupos de Trabalho e Plenária Final. Após o Congresso, o texto do novo Estatuto da Ufam será enviado para referendo do Conselho Universitário (Consuni) e posteriormente enviado ao Ministério da Educação (MEC).

 

Mesa Diretora do III Congresso Estatuinte é formada, de forma paritária, por docentes, TAEs e estudantes. 

 

Comissão Geral Estatuinte (CGE)

 

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: