Documento sem título






     Notícias




  05/03/2024



8M – Mulheres realizarão ato no Centro de Manaus na sexta-feira (8 de março)



 

 

 

 

Manaus (AM) será mais uma capital a realizar o 8M – Dia Internacional das Mulheres em Manaus. Com temática central “O medo não vai nos parar!”, o ato será realizado na sexta-feira (8 de março). A concentração se dará a partir das 15h na Praça da Matriz e caminhada, às 16h, em direção ao Largo São Sebastião, onde está prevista a realização de um ato cultural às18h. A atividade é realizada por movimentos, grupos de mulheres, feministas e instituições apoiadoras. Segundo a organização, o tema é um grito que ecoa pelos rios, pontes, becos, asfaltos, casas, parlamento, escolas e vielas, seja noite ou dia. A ADUA apoia e participará da manifestação. 

 

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas revelam que o Amazonas registrou 4.691 casos de violência contra a mulher em 2022. Segundo o relatório, o tipo de violência que as mulheres mais sofrem no estado é a física (39,3%), seguida da sexual (21,5%) e da psicológica moral (11,2%). 

 

Durante o ano de 2022, 21 mulheres foram vítimas de feminicídio no Amazonas, segundo informações do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já os casos de tentativa de feminicídio aumentaram 25%. No mesmo período, os casos de ameaças envolvendo mulheres subiram 66% no estado. A taxa de crimes de perseguição, quando a vítima é invadida na sua privacidade, e de violência psicológica, tiveram alta, respectivamente, de 139% e 27% no mesmo período.  

 

O Ligue180 é um serviço de utilidade pública para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

 

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para serviços especializados. No Ligue 180, também é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

 


 

Fontes: G1 e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: