Documento sem título






     Notícias




  30/01/2024



Plenária Nacional vai discutir contraproposta de reajuste salarial



 

 

Atenção, servidores públicos e servidoras públicas federais! Nesta terça-feira (30), a partir das 16h (horário de Brasília), será realizada uma Plenária Nacional para discutir a contraproposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal. A atividade será no Sindsep, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Fonasefe.

 

São inúmeros os prejuízos acumulados ao longo de oito anos de congelamento salarial. As(os) docentes merecem mais do que meras promessas. É imperativo a manutenção e fortalecimento campanha salarial para cobrar do governo atitudes à altura das expectativas da categoria, incluindo aposentados(as) e pensionistas em um efetivo plano de reajuste salarial que compense as perdas acumuladas e que valorize a categoria. 

 

Apesar das tentativas de acordo na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), a proposta do governo Lula, em 18 de dezembro do ano passado, não contempla um percentual para 2024.

 

Com objetivo de preparar o debate para a plenária unificada, o ANDES-SN indicou a realização rodada de assembleias sobre o tema de 22 a 26 de janeiro. Os resultados das AGs nas seções sindicais foram levados à reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), no dia 27 de janeiro em Brasília e, posteriormente, será apresentada nesta terça na Plenária Unificada.

 

Na Assembleia Geral da ADUA, no dia 26 de janeiro, no auditório Professor Osvaldo Coelho, a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Fonasefe, que teve como base um estudo técnico do Dieese, foi rejeitada, por unanimidade pelas(os) 35 participantes. Em substituição, as(os) docentes aprovaram a proposta da Diretoria da Seção Sindical de reajuste de 14,12% em 2025, a qual agrega o percentual anual de 7,06% da proposta do Fonasefe, mas evita o escalamento feito pelo Fórum. Na AG, também foi aprovado indicar a discussão sobre a construção da greve da categoria docente para 2024, no ANDES-SN, a partir de fevereiro.

 

Leia também:

 

Docentes rejeitam proposta do Fonasefe em Assembleia Geral da ADUA



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: