Documento sem título






     Notícias






Professores da Ufam têm assembleia decisiva nesta semana em Manaus e fora da sede



Data: 29/09/2015
   
A ADUA convoca todos os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), associados ou não à entidade, para mais uma rodada de Assembleia Geral (AG) para avaliar os rumos da greve da categoria. Em Manaus, a instância deliberativa será instalada nesta quinta-feira (1º/10), às vésperas de o movimento completar 110 dias de paralisação. A AG será às 14h, no auditório Paulo Burheim, setor sul do Campus Universitário.

Na última AG, realizada no dia 17 deste mês, a categoria aprovou a contraproposta do Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN para a continuidade das mesas de negociação e a exigência de respostas efetivas do governo a questões da pauta específica dos docentes, entre elas o reajuste de 19,7% para 2016. Na proposta inicial, o índice era de 27,3%. No dia 05 de outubro está agendada reunião com o MEC e as negociações podem avançar na pauta específica.

A principal exigência da categoria é que o montante decorrente do novo percentual indicado pelos professores deverá ser aplicado à reestruturação da carreira docente, tendo em vista avançar em relação aos princípios e à concepção de reorganização da carreira, garantindo a paridade entre ativos e aposentados. A expectativa é que se possa igualar a proporção entre o piso e o teto entre todos os regimes de trabalho, classes e níveis, com intuito de se corrigir distorções e desigualdades na carreira.

A convocação da AG atende a um dos encaminhamentos do Comunicado nº 43 do CNG do Andes-SN, divulgado no dia 26 deste mês. “Diante dos duros e sucessivos cortes nas áreas sociais, reafirmados através do ‘pacotaço’ anunciado neste mês de setembro, nossa greve tem cumprido papel fundamental na defesa da educação pública e da carreira docente, articulada à valorização do serviço público em geral e à garantia dos direitos sociais”, diz trecho do documento, destacando que a discussão sobre a saída da greve deve ser articulada nacionalmente.

Fora da sede

Com três pontos de pauta, “Avaliação da conjuntura”, “Construção de indicativo de saída nacional unificada da greve” e “Cronograma de reposição unificada na Ufam”, a rodada de assembleias se estende também aos campi de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Os resultados (atas e listas de presença) das AGs nas unidades fora da sede devem ser enviados para a Secretaria da ADUA, até às 12h de quinta-feira (1º). 

O CLG orienta ainda que as avaliações de conjuntura devem ser pautadas no Comunicado nº 43 do CNG do Andes-SN. 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos