Documento sem título






     Notícias






ADUA toma assento no Conselho Consultivo da APA Ufam-Acariquara



Data: 24/07/2015

Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) tem assento no Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ufam-Acariquara. Nesta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) empossou na manhã desta quinta-feira, 23, os novos conselheiros. A professora Ana Lúcia Silva Gomes, segunda secretária da ADUA, é a representante da associação no conselho.

Este é o segundo mandato dos conselhos com formação maior. Com um total de dez instituições representadas. Para a presidente do Conselho, Angeline Ugarte, que é técnica da Semmas, a inclusão da ADUA na nova formação significa um avanço na capilaridade do conselho, uma vez que os docentes são público permanente, geradores e disseminadores de conhecimento.

“Vamos somar esforços para acompanhar os projetos desenvolvidos para proteção da APA. Temos que participar porque representamos os professores. Há muitos docentes que desenvolvem projetos voltados para a preservação da APA e por isso temos assento no conselho”, disse Ana Lúcia que é professora do Departamento de Parasitologia.

O mandato será de dois anos e o trabalho, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, será desenvolvido em parceria com as instituições, principalmente a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que detém a posse da maior parte do território que integra a APA. Dos 759 hectares da área de proteção, pelo menos 600 hectares pertencem à universidade, o equivalente a 80%.

“Enquanto órgão de gestão ambiental municipal, temos a atribuição de atuar na proteção do entorno dessa área, evitando a pressão sobre esse fragmento tão importante, e o Conselho Consultivo da APA Ufam deve ter um papel preponderante no processo de discussão e alternativas para a resolução de problemas vividos na área, a exemplo das ocupações irregulares e descarte ilegal de resíduos sólidos”, afirmou o secretário Itamar Mar.

A posse dos novos conselheiros aconteceu no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), da Ufam.  Estão representados no conselho os órgãos municipais de meio ambiente, planejamento urbano e infraestrutura da Prefeitura de Manaus (Implurb e Seminf), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Ufam, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), Conjunto Acariquara, Movimento Educar para a Cidadania e o Instituto Amazônico de Cidadania (Iaci).

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de Unidade de Conservação com objetivos básicos de proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e uso do solo, assegurando a sustentabilidade do uso dos recursos naturais (Artigo 15 da Lei 9.985/2000). Dessa forma, as APA detêm enorme potencial para servir como instrumentos de ordenamento territorial, planejamento e gestão participativa, trabalhando na prática, temas como o desenvolvimento sustentável, a adaptação e mitigação dos impactos aos ecossistemas e às espécies frente à mudança climática.

A Área de Proteção Ambiental Ufam-Acariquara foi criada pelo Poder Municipal por meio do Decreto Nº 1.503/2012. Localiza-se entre as zonas Sul e Leste do Município interligando áreas verdes de conjuntos residenciais e áreas institucionais da Ufam, Inpa, Ubra e Parque Arthur Virgilio Filho (antiga Lagoa do Japiim). Desempenha papel fundamental na melhoria da qualidade ambiental do seu entorno, formado, na sua maioria, por bairros que se originaram de ocupações desordenadas (Coroado, Japiim, São José e Distrito industrial).

Fonte: Semmas



Galeria de Fotos