Documento sem título






     Notícias






Estatuinte 2011: ADUA criará blog e cartilha



A criação de um blog e de uma cartilha para ampliar os debates foram algumas das decisões da primeira reunião da diretoria da ADUA com os CRADS para discutir a Estatuinte Universitária. O encontro foi realizado pela manhã de hoje (28/01), no auditório do sindicato.

No novo espaço de discussão na internet, escolhido pela possibilidade de interatividade com outros integrantes da comunidade acadêmica, serão postados os resultados de estudos referentes aos temas Autonomia, Ciência e Tecnologia, Financiamento, Gestão Democrática e Estrutura Administrativa. Estes conhecimentos deverão auxiliar na prática na elaboração de propostas para o novo estatuto da Ufam.

Cada dupla de participantes da reunião ficou com um destes temas que serão estudado, inclusive as leis que dizem respeito a cada um dos assuntos. Os voluntários irão produzir um texto crítico abordando a situação presente em que a Ufam se encontra e também sugerir pontos específicos que possam ser incluídos no novo estatuto da Ufam.

No dia 10 de fevereiro, no mesmo local a partir das 9h, será realizada uma nova reunião para aglutinação dos resultados, quando será definido uma data de assembléia para produção da cartilha.

Até a assembléia, o material produzido pelas duplas a partir do estudo da legislação será divulgado no blog, acompanhado de uma campanha de divulgação.

Na assembléia, os participantes irão definir as propostas que serão incluídas na cartilha. Esta terá o objetivo de colocar os docentes da Ufam a par das necessidades institucionais e orientar na escolha dos delegados para o Congresso Estatuinte no final deste ano.

Nos últimos anos, o governo criou Leis que pretendem desestruturar as universidades brasileiras, inviabilizando inclusive reestruturações de estatutos, como foi debatido na reunião de hoje. “É preciso conhecer com clareza a legislação para furar, objetivando as questões mobilização do movimento nacional”, disse o professor Antônio José Costa, delegado da Adua na Comissão-Pró Estatuinte.

Estando representada na comissão, a Adua tem um papel político importante no processo, segundo o presidente da Adua, professor Antônio Neto. “Temos propostas para retomar a autonomia e estabelecer democracia nas universidades. As leis que foram criadas são contraditórias”, disse.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos