Documento sem título






     Notícias




  17/04/2023



27 anos do massacre de Eldorado dos Carajás



 

Em 17 de abril de 1996, 21 trabalhadores rurais foram assassinados no sudeste do Pará após ação de 155 policiais do estado. O massacre aconteceu durante protesto de cerca de 1,5 mil pessoas que estavam acampadas na curva do S, em Eldorado dos Carajás. O objetivo do grupo era marchar quase 900 km até a capital Belém para conseguir a desapropriação da fazenda Macaxeira, principalmente dos 40 mil hectares considerados ociosos. No ataque, 19 pessoas sem-terra morreram no confronto e duas no hospital. Outras 79 foram feridas e centenas de sobreviventes seguiram suas vidas em luto e luta.

 

Como prova da impunidade, somente dois comandantes que estavam na operação policial foram condenados.

 

Essa data é marcada mundialmente em homenagem às vidas perdidas no massacre, para cobrar justiça sobre os conflitos de campo e pela memória, para que esse triste capítulo da história brasileira não seja esquecido e nem repetido.   

 

Por esses motivos, o dia 17 de abril também é o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. A data marca continuidade da luta de homens e mulheres pela democratização do acesso à terra, fortalecimento da democracia e enfrentamento às desigualdades sociais.

 

Em 2023, a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) reafirma a centralidade da luta pela terra com o lema: “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente!”, com ações de denúncia e enfrentamento ao agronegócio.

 

 

Fontes: com informações de Brasil de Fato, Aventuras na história e MST



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: