Documento sem título






     Notícias






Professores e técnicos da Ufam realizam ato público na entrada do Campus nesta quinta (14)



Data: 13/05/2015

Professores e técnico-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam um ato público nesta quinta-feira (14), a partir das 7h, no Bosque da Resistência, na entrada do Campus Universitário, para marcar o Dia Nacional de Paralisação das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e dos Servidores Públicos Federais (SPF). Neste dia, também haverá mobilização nas unidades acadêmicas de fora da sede da instituição.

Convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF e reforçado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), o Dia Nacional de Paralisação será de intensa mobilização nas universidades públicas brasileiras, com apoio de movimentos estudantis.

Grande parte das atividades acontecerá enquanto for realizada a segunda reunião de negociação dos representantes do funcionalismo público com o governo, em Brasília, para discutir a pauta conjunta dos trabalhadores. Uma manifestação também está programada para ocorrer em frente à sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), na capital federal.

“Nesta quinta, sugerimos aos docentes e demais trabalhadores da educação e do serviço público que usem trajes na cor preta, para simbolizar que a Educação encontra-se de luto, em apoio aos professores em greve em todo o país e ainda como forma de protesto contra as medidas que precarizam o nosso trabalho”, disse o professor Jacob Paiva, 1º secretário do Andes-SN e integrante do Comando Local de Mobilização (CLM). 

A paralisação nas Ifes destaca também as pautas específicas da categoria como a defesa da carreira docente, dos direitos de aposentadoria e contra os cortes de verbas na educação pública.

Indicativo de Greve

Após o ato público na entrada do Campus Universitário, os professores da Ufam decidem ainda sobre o indicativo de greve nacional, aprovado na última reunião do Setor das Ifes, no fim de abril. A deliberação será tomada em Assembleia Geral (AG) marcada para as 10h na sede da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), ao lado da TV Ufam, no Campus.

O resultado da AG será encaminhado à nova reunião do Setor dos Docentes das Ifes, marcada para os dias 15 e 16 de maio, em Brasília, quando será avaliado o encaminhamento tomado pelas seções sindicais de todo o país. No encontro, a ADUA será representada pela professora Ana Lúcia Gomes, 1ª secretaria da seção sindical.

Fora da sede

No Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, o Dia Nacional de Paralisação será marcado por nova Assembleia Geral dos docentes, cuja pauta inclui o posicionamento sobre o indicativo de greve da categoria. Independente da possibilidade de deflagração da greve nacional da categoria, os professores entendem que é preciso retomar a pauta local dos trabalhadores do INC e encaminhá-la à Administração Superior da Ufam, para dar ciência dos problemas vivenciados na unidade acadêmica.

No Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá, onde os docentes já aprovaram indicativo de greve para o dia 25 deste mês, a categoria promove uma série de atividades. Durante toda a manhã do dia 14, os trabalhadores devem intensificar a divulgação da pauta da categoria nas salas de aula e no Centro de Línguas, além da ocupação de espaços nas rádios locais sobre a campanha e a discussão das reivindicações dos servidores. Neste dia serão realizadas ainda quatro mesas de debate centradas na educação pública.

Já no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins, a categoria, que já aprovou indicativo de greve sem data, promove um sarau para marcar a mobilização nacional. A iniciativa visa chamar atenção da população do município para a necessidade de luta em defesa do direito dos trabalhadores.

Fonte:
Adua



Galeria de Fotos